Escolhas racionais em seqüência podem levar a decisões irracionais?

Martin Shubik professor da Universidade de Yale, inventou um famoso exercício de teoria dos jogos, chamado “the dollar auction”.
O jogo envolve um professor que faz um leilão de uma nota de 20 dólares e alunos que farão os lances. O aluno que der a maior oferta leva o prêmio e os lances devem ser apenas em números naturais.

A diferença para um leilão “comum” é que tanto quem lança o valor mais alto quanto quem lança o segundo maior valor têm de pagar (e obviamente o prêmio só fica com quem deu o maior lance).

Quando os estudantes começam a jogar, alguns apostam $3 ou $4 (com o intuito de ganhar $20), e então outros estudantes respondem elevando esse preço.

Algo muito interessante ocorre quando o preço das ofertas se aproxima de $20. Os participantes que ainda jogam vêem que podem terminar tendo que pagar muito dinheiro e não ganhar o leilão. Imagina apostar $19 e outro aluno lançar $20?

O que você faria? É melhor dar um lance de $21 por um prêmio de $20 ou se manter calado e pagar $19 por nada?

O que começou como um simples exercício passou a ser uma guerra de atritos, onde os dois últimos lançadores pagavam mais do que o prêmio valia.

No fim do jogo, quando os dois jogadores restantes já estão perdendo dinheiro, eles continuam fazendo lances mais altos; eles são incentivados a subir o valor com base nas suas decisões passadas.

Esses jogos geralmente acabam com lances 50% mais altos que o valor do prêmio. Dado que tanto o lance mais alto quanto o segundo mais alto pagam, o professor ganha em torno de 3 vezes o valor que leiloou.

Esse tipo de leilão é geralmente usado como uma ilustração do chamado “viés de compromisso irracional”, para se referir à situação em que pessoas tomam decisões irracionais baseadas em decisões racionais feitas no passado.

E é aí que o poker entra na história. Às vezes um jogador pode se considerar num “viés de compromisso irracional” quando apostou tanto numa mão que não sai do jogo mesmo quando uma nova informação coloca sua decisão em dúvida.

Já se viu em situação parecida?
Alguns jogadores as vezes perdem em uma mão, com a intenção de ganhar ainda mais na outra. Eles fazem uma imagem de jogador irracional, mas na verdade sua jogada é racional no seu ponto de vista, uma vez que o valor investido trará maior retorno depois.
No poker não existem fórmulas prontas,  verdades absolutas e decisões totalmente racionais. Talvez por isso o jogo seja tão contagiante e emocionte!
As vezes, a irracionalidade pode ser racional, ou não.
Texto adaptado do site: http://aprendizeconomia.blogspot.com/