Mantenha Sua Cabeça no Jogo

A maioria dos bons jogadores de poker fala. Ou, pelo menos, não atingem todo seu potencial. Eles são bons jogadores de poker, pessoas que dominaram os jogos pequenos e podem facilmente jogar de maneira lucrativa nos níveis médios. Eles ficam no topo por um tempo, mas tendem a terminar de volta no fundo várias vezes, procurando por um stake ou reconstruindo seu bankroll nos jogos menores.

Não há nenhuma vergonha nisso. Poker em tempo integral é um empreendimento difícil, mesmo para aqueles com talento e experiência. Mas o problema que esses jogadores tem é que eles não mantém a cabeça no jogo. Não é que eles estão jogando em jogos muito difíceis para eles, é que eles fazem consistentemente erros mentais e erros de julgamento que os impede de conseguir o que querem.

É impossível ter sucesso em no-limit hold’em sem aprimorar o lado mental do jogo. Não posso cobrir tudo neste artigo, mas quero compartilha algumas dicas com vocês.

Você Perderá Seu Stack Algumas Vezes

Meu primeiro bloqueio mental de quando eu mudei de limit para no-limit foi perder todo meu stack. Francamente, eu tinha medo disso. Não interessava quando dinheiro estava envolvido. Eu jogava em jogos limit onde $300 era uma perda comum em uma mão que ia pro showdown. Essas perdas não me afetavam nem um pouco. Eu já perdi $5,000 em uma sessão e voltei pra jogar no dia seguinte.

Mas no-limit era uma história totalmente diferente. Eu protegi meu stack de $100 como se fosse meu bebê. Eu não estava com medo de perder dinheiro, eu estava com medo de perder meu stack. Para mim, perder o stack em no-limit significava ser derrotado. Significava ser enganado. Eu tinha visões de tipos ao estilo Doyle Brunson, jogador viajante dos anos 50 tomando meu stack e me dizendo “filho, você ganha um pouco e perde um pouco.”

Mas era tudo besteira, perder o stack não significa nada disso, é uma parte normal do jogo. Na verdade, se você joga no-limit regularmente e não perde seu stack, ou você está entrando com um milhão de dólares ou está jogando muito mal.

Um bom no-limit significa colocar seu stack na frente quando você tem vantagem. E ter vantagem não é ter certeza da vitória. Você pode ter a vantagem com um grande blefe all-in, mas às vezes você não terá sorte e será pago. Você pode ter vantagem ao ir all-in com o nuts, mas às vezes seu oponente acertará o draw no river.

Se você tem top pair contra um jogador realmente loose, você frequentemente jogará para ir all-in. É uma jogada vencedora porque ele irá pagar com mãos piores. Mas naturalmente ele irá pagar com mãos melhores também. Se você está jogando direito e tomando os riscos corretos, às vezes você irá all-in com top pair contra um jogador ruim que tem um set. E você perderá seu stack.

Deixe Seu Ego em Casa

Pense naquela última situação: Você faz uma grande aposta all-in com top pair, um jogador terrível que você esteve mirando a noite toda, paga – e completa um set. Você se sentiria idiota? Seja honesto.

A maioria das pessoas sim. Eu com certeza me sentiria, quando comecei a jogar no-limit. De onde vem esse sentimento? Vem do seu ego. A maioria dos jogadores de poker perdem devido ao ego. Ou eles fazem jogadas ruins com mãos ruins porque eles tem confiança demais, ou eles evitam assumir riscos para proteger o ego de se machucar em um resultado azarado.

O ego precisa partir. Ele não tem lugar na sua decisão. Se o seu oponente é ruim o suficiente para pagar o all-in com um par mediano, então ir all-in com top pair é a coisa certa a fazer. Quem se importa com o que ele mostrou da última vez? Não se sinta idiota apenas porque você deu azar. Mesmo que ele te importune sobre isso. Quem se importa? Seu trabalho é tomar as melhores decisões que puder, e se é isso que você está fazendo, você deve se sentir orgulhoso não importa quem levou as fichas desta vez.

Reclamar de bad beats é outro sintoma do ego hiperativo. Na verdade, se você fica reclamando de bad beats, você tem um problema de ego agudo. Afinal, se você perdeu para um bad beat, todos podem ver perfeitamente bem que você jogou corretamente sua mão e que você tinha vantagem. E seu ego ainda está machucado? E quando você foi all-in contra uma mão melhor? Sem a pressão de todos saberem quem “deveria” ter vencido a mão, eu não posso imaginar a confusão dentro de muitas pessoas.

É ridículo. Todo jogador de poker ganha, e todo jogador de poker perde. Ninguém dá a mínima se você está ganhando ou perdendo hoje, no mês ou em toda a sua vida. Ninguém liga se você apostou seu dinheiro com a melhor mão ou não. Eles podem até fingir que se importam, mas não é verdade. Perder uma mão não faz de você um perdedor. Faz parte do jogo.

Se você sente raiva, desespero ou vergonha em uma mesa de poker, são grandes as chances do seu ego tomar as decisões ao invés do seu cérebro. Diga ao seu ego para ficar de fora.

Cada Sessão é um Aprendizado

Nenhum de vocês é um mestre do no-limit. Todos tem algo a aprender. Até mesmo os melhores jogadores do mundo continuam aprendendo, ou alguém tomará seus lugares.

Você cometerá algum erro em virtualmente todas as sessões. Às vezes você cometerá vários erros. Às vezes será gigantesco. É natural, e se você deixar isso te afetar, estará cometendo outro erro.

Por que você está jogando hoje? Você está jogando para mostrar a todos quão bom você é? Eu espero que não. Eu acho que jogar para aprender melhora a saúde da sua mente. Se você está aprendendo, então é ok perder. É ok cometer erros. E é ok perder o stack. Você está apenas aprendendo, e amanhã você estará melhor com essa experiência.

Eu jogo poker para aprender. É como eu vejo o jogo. E é o método que eu uso para controlar o monstro do tilt. Tilt é um problema para todo jogador, mas quando você deixa seu ego de fora o melhor possível e se permite cometer erros porque ainda está aprendendo, jogar poker será uma experiência mais feliz, suas decisões melhorarão, e eventualmente seus resultados mostrarão isso.

Mantenha-se em Limites Confortáveis

Para ter sucesso em no-limit, você precisa arriscar seu stack quando a situação demanda. Depois que você perdeu quatro buy-ins, você ainda precisa arriscar seu stack quando a situação pedir. Se você não puder – se está jogando com medo de perder – você simplesmente não jogará bem, e deve parar.

Tire o dinheiro do jogo o máximo que puder. Jogue por stacks quando você puder perder 10 buy-ins e ainda estiver disposto a arriscar o 11º. Algumas pessoas dizem “eu não posso jogar nesses stacks porque o dinheiro não significa muito para mim Eu não me importo.” Você precisa manter o jogo importante, mas jogar em limites altos não é a única maneira de fazer isso. Um truque que eu uso quando estou em jogos baixos é focar em um jogador e tentar aprender tudo o que eu puder sobre a maneira como ele joga. Então eu tento encontrar situações onde eu posso usar o que aprendi para ganhar mais do que ganharia normalmente. Isso se transforma num jogo próprio; eu não estou tão mais preocupado com o dinheiro, e começo a jogar melhor.

Resumindo, se ganhar dinheiro é o que mais te motiva a jogar (ou perder dinheiro é o que mais te assusta), é provável que você acabe em várias situações negativas em alguns pontos, já variância te acerta de um jeito ou de outro. Tente encontrar razões não-monetárias para jogar, para se manter interessado. Se não o fizer, não terá como se proteger do impacto emocional quando a montanha-russa de resultados começar a descer na velocidade máxima.

Parabéns

Você chegou ao fim dos 7 Passos Fáceis Para o Sucesso em No-Limit Hold’em. Os passos 1 e 2 te manterão fora dos problemas que a maioria dos jogadores se coloca. Ao se prender à mãos fortes e se recusar a jogar fora de posição, você começará todas as mãos com uma vantagem. Os passos 3 e 4 te dão os fundamentos básicos do jogo pós-flop. Com mãos pequenas, evite grandes confrontações, mas com mãos grandes, construa grandes potes.

O passo 5 dá os princípios do blefe e te diz para tentar blefar, pois nunca aprenderá bem se nunca tiver a coragem de tentar.

O passo 6 mostra a importância de se ajustar aos seus oponentes. Afinal, você não ganha dinheiro com sua grande habilidade, mas com os erros do oponente. Se você trabalhar suas jogadas tirando vantagens com os erros dos oponentes, ganhará muito mais dinheiro.

E o Passo 7 afugenta alguns dos demônios mentais que assustam quase todo jogador de no-limit. Nós fomos ensinados que devemos ter vergonha de perder, mas isso não poderia estar mais errado no poker. Você simplesmente não pode ganhar no poker sem também perder. Seu ego não tem lugar na equação. Aprenda a apreciar pequenos riscos, e aceite conseqüências azaradas às vezes. Se você tratar cada sessão como uma experiência de aprendizado, a menos que seu ego se sobressaia, a cada dia você terá sucesso garantido.