Cometer um deles é o inicio da sua destruição e uma ameaça ao seu crescimento material e espiritual!

Não que o poker seja propriamente uma religião mas qualquer jogador para evoluir ao longo da sua carreira não pode de forma alguma cair nestes “pecados” pois corres o risco de ser “envenenado”.

Orgulho: Orgulho no poker consiste em acreditar excessivamente nas suas qualidades. 

Orgulho neste caso pode ser também sinônimo de vaidade. É comum dizer que a vaidade aparece um pouco antes da sua destruição e é em grande parte das vezes o ponto de partida para os outros pecados mortais.

Alguma vez você chamou a outro jogador de burro ou fish no chat? Ser indelicado ou até mal educado apenas porque alguém jogou uma mão de forma menos inteligente do que você demonstra o ponto que estamos falando. Todos os jogadores de poker crescem com os seus próprios erros e têm de procurar a origem desses erros para puder progredir como jogador. Por vezes um jogador pode aprender muito também através de outro que tenha menos capacidades e conhecimentos.

Sem sermos capazes de admitir as nossas fraquezas, somos incapazes de atingir todas as nossas capacidades. Orgulho pode acabar com a tua competitividade e destruir a tua imagem e reputação nas mesas.

Pode também lentamente envenenar a tua qualidade de jogo no caso de tornar-se cego e não admitir que errou.

Inveja: Inveja é o desejo de ser alguém que nós não somos, derivado da nossa posição, estatuto, habilidade e até das nossas posses .Isto pode acontecer freqüentemente quando não temos jogado bem. Podemos ver um jogador cometer um erro mas ter muita sorte e acabar por ganhar um “pot” monstruoso.

Começamos a ficar invejosos do resultado e ficamos com a cabeça envenenada levando a tomar decisões sem qualquer lógica na esperança de obter o mesmo resultado. Deixe o sucesso dos seus oponentes de lado e espere pacientemente pelo seu, a inveja não vai ajudar, muito pelo contrário.

Gula: Gula é o desejo de consumir mais do que necessitamos. Isto pode levar-nos a jogar as nossas mãos de forma mais agressiva do que o normal. Por exemplo, com um par de 7’s e apostamos como se tivéssemos um straight flush. Isto pode nos levar a “caçar” muitas cartas e a fazer muitos “bluffs” . Tentar sempre ir atrás das “pot odds” em cada oportunidade que aparece…

Tudo isto podem parecer apenas pormenores, mas que em pouco tempo pode destruir toda sua banca quando feito algumas centenas de vezes em apenas uma sessão. Maximizar o nosso lucro quando sabemos que podemos obter.

Estaremos assim apenas a receber o que nos pertence. Tenha cuidado no entanto quando tentas ganhar aquilo que não está destinado a você.

Luxuria: A Luxuria acontece quando passamos a nos preocupar com prazeres extras poker. Pode no inicio não afetar diretamente o nosso poker nas mesas, mas afeta nas nossas decisões fora dela. Presentear o nosso corpo com alguns prazeres da vida nos quais se incluem mulheres, bebidas alcoólicas, drogas, etc. Todos estes prazeres podem ser devastadores para seu bank roll, pode também criar reações bastante anormais em sua personalidade.

Os jogadores de futebol que começam a ganhar fortunas quando adolescentes (Ronaldinhos e Neimares) são os melhores exemplos desse tipo de comportamento a ser evitado.

É importante respeitar o teu dinheiro assim como o jogo.

Ira: A ira ou raiva, no mundo do poker é conhecido como “Tilt”.

Mesmo que tenhamos uma mente bastante forte e sejamos normalmente uma pessoa tranqüila, perdendo o controlo iremos sempre cometer ações erradas. Pensamentos instantâneos e decisões impulsivas podem ser determinantes no futuro do seu dinheiro tal como no teu estado de espírito.

A raiva faz com que os pensamentos cognitivos de um jogador desapareçam e desaparece assim a habilidade que distingue um jogador dos outros na avaliação de determinada situação.

É demasiado complexo tomar decisões difíceis com eficácia depois de perdermos o controle da nossa mente. O melhor mesmo é saber controlar a raiva antes de aprenderes todo o resto sobre poker (hehehe), pois é o fator mais determinante no seu jogo.

Ganância: A ganância é o desejo de riqueza, poder e lógico …ganhos! Esta associar ao poker quando apenas pensamos no dinheiro.

A idéia é ser o que mais ganha com o jogo.

No entanto, Poker é apenas um jogo e pode ser jogado para qualquer valor ou objetivo. Alguns podem jogar por feijões, fichas, cigarros ou mesmo dinheiro de brincadeira.

A ganância faz com que muitas pessoas joguem Poker apenas pelo dinheiro que o envolve e pode levar a qualquer um jogar compulsivamente e por ventura vai trazer vários outros problemas.

A ganância pode levar alguém a jogar poker em valores mais elevados do que lhe seria aconselhável com o objetivo de conseguir mais em menos tempo.

É importante termos em mente que o poker é um jogo antes de mais nada para servir de passatempo e em segundo lugar pode também trazer ganhos monetários. Alguém que aprecie a arte do poker e tenha prazer e dedicação para aprender o jogo por si só, no futuro terá resultados muito melhores.

Preguiça: Preguiça é evitar tudo que nos dê trabalho físico. Este pecado pode ser bastante destrutivo no teu jogo. Um jogador pode pura e simplesmente ficar na sombra do que já fez e negligenciar um comportamento diferente?

Jogar uma mão em que praticamente não olhas ás suas probabilidades nem medes as suas decisões pode ser um risco muito elevado. Isso pode nos levar a jogar mãos que não deveríamos jogar. A maior parte dos erros advém da nossa falta de respeito e tal como o “Tilt” pode nos destruir.

Este é o comportamento mais estúpido e irresponsável e não importa

quão grande é o seu bank roll,temos certeza que você irá quebrar e chegarás ao fundo do poço.

Outro ponto importante na preguiça é parar de estudar o jogo e negligenciar a evolução, a mente fica preguiçosa o corpo padece…

Boa, pende nisso, evite os “Pecados” e seja feliz…

Abs.

Alexandre Antunes