Antes de mais nada: não tilte. O stress pode destruir seu jogo e te empurrar pra um abismo muuuuito fundo, do qual pode ser quase impossível sair.

Agora, se você joga 80 mesas num dia e é eliminado por suckouts em 30 delas – sendo que na hora do all-in você estava com 90% de chance de ganhar (meu caso há algum tempo, e não estou exagerando)… aí não tem jeito. Dá vontade de ter uma metralhadora, ir lá na casa do programador da poker room (PS, no meu caso) e dar dez tiros por suckout. Nessas horas é bom seguir alguns passos pra voltar ao normal:

1- Saia de todas as mesas em que está jogando e feche imediatamente o lobby da sala
Eu, por exemplo, uso um programa que abre uma mesa sempre que outra é fechada. Eu mando o programa deixar 12 mesas abertas e ir abrindo mais aos poucos até que tenha jogado 80. Se você tomar aquela paulada no horríver, esqueça as novas mesas. Se estiver jogando outros cash games, feche-os imediatamente, mesmo que uma delas seja um aquário cheio de fishes. Se forem torneios a história é outra (ponto contra o multitabling – um tilt te ferra em muitas mesas). Não deixe o lobby minimizado, para que você não caia na esparrela de voltar lá e jogar mais só de raiva. Feche tudo e esqueça de poker.

2- Ouça música
Mas por favor, não aqueles heavy metals cheios de gritaria, que dão vontade de quebrar alguma coisa. Ouça algo mais suave. Recomendo as instrumentais jamaicanas – procure no Youtube por Tommy McCook, Skatalites, Jackie Mittoo… você entendeu.

3- Vá jogar
NÃO POKER, pelo amor de qualquer divindade em que você acredite. Vá jogar algum jogo de tiro, e imagine que seu adversário é o donk_river. Se não gostar de tiro, vá jogar futebol, Super Mario Bros, Mortal Kombat, sei lá. Vá se distrair, mesmo que seja longe do computador. E por favor, não jogue Freecell, nem Copas, nem qualquer jogo de cartas. Quando vir aquelas duas cartas de ouros no meio do baralho, vai querer quebrar seu monitor.

Agora, se nada disso der certo… use o último recurso: Assista a uns vídeos do Alborghetti. É sempre bom saber que tem alguém mais tiltado que você. Os vídeos dele são suficientes pra me destiltarem sem que eu precise dos outros três passos acima. Um dos melhores videos dele éesse aqui, deixe-o carregando enquanto termina de ler esse artigo.

Eu sei que o river (ou o turn e o river) do Bullshit Poker, ou do Joker Stars, são de deixar qualquer um desgraçado da cabeça. Contudo, a dica mais importante desse artigo é aprender a ter autocontrole. Eu sei, é mais fácil falar (escrever) do que fazer, mas com um pouco de esforço é bem possível sim controlar o stress na hora certa. Da próxima vez que você shovar depois do flop com nut flush e o imbecil (seu adversário) pagar com bottom pair e acertar o running full house,respire fundo e se acalme, pense que, apesar de seu oponente ter só 0,1% de chance de ganhar,ele não estava drawing dead e que você um dia vai dar um suckout parecido (ou não). Fazer isso pode te economizar umas boas doletas, que você pode mandar pra mim como gratidão . Agora, se te der vontade de ter uma shotgun de dois canos (que nem nessa mão), o jeito é seguir minhas dicas.

É, eu sei que o assunto “tilt” é meio batido – eu não gosto de escrever sobre assuntos batidos – mas estou tão ocupado que não tenho nem tempo pra pensar em temas (eu escrevi esse artigo, por exemplo, numa pausa no meu trabalho – isso mesmo, domingo 21:00 e eu trabalhando, infelizmente não com poker). Por isso, mande sua sugestão de tema pro meu email ou mande uma DM no meu Twitter (é, só tem 2 seguidores, mas fazer o quê). Se eu conseguir desenvolver um bom artigo sobre o tema (enquanto tomo banho), eu posto aqui e dou créditos. No mais, um abraço e continue acompanhando o EP!