Por que posição é tão importante? 

Bem, isso é bastante simples. As decisões que fazemos em No-Limit Hold’em são baseadas em informações incompletas. Se todos na mão agirem antes de nós, teremos mais informações para basear nossas decisões. Este ganho de informações é um dos conceitos mais importantes (se não o mais importante) que devemos entender.

Por exemplo, digamos que nós temos 33 no cutoff, damos raise no button e um short-stack nit vai all in. Nós temos que foldar e perder nosso raise original. Agora, se nós soubéssemos que o short iria all in, nós teríamos desistido da nossa mão, mas nós não tínhamos essa informação. Agora, troque de posição com o short e você pode ver que nós iríamos facilmente jogar fora nosso par de três sem desperdiçar um BB ou quatro.

Considerações de Posição Pré-Flop
1. Como a posição afeta as mãos que jogamos 

De modo geral, nós devemos jogar mais mãos e mais agressivamente conforme nossa posição pré-flop melhora. O dinheiro flui no sentido horário ao redor da mesa, dos blinds até o button. Então faz sentido que vejamos mais flop e tenhamos a iniciativa mais vezes quando estivermos nas últimas posições. Deixe as posições iniciais para mãos que possam agüentar uma pressão maior.

2. Quem são os quatro jogadores ao nosso redor

Nós devemos estar conscientes da nossa posição na mesa contra diferentes tipos de oponentes. Entretanto, eu creio que nós devemos prestar mais atenção nos dois jogadores imediatamente à nossa esquerda e direita. Estes jogadores serão os blinds quando estivermos em LP (late position), e estarão em LP quando estivermos nos blinds. Nós estaremos envolvidos em muitas decisões baseadas nas leituras e estatísticas destas quatro pessoas. São contra eles que nós decidiremos roubar os blinds, e que decidiremos defender nossos blinds.

Por exemplo, nós provavelmente não iremos roubar os blinds com quaisquer cartas quando o big blind tiver stats como 30/15 e gostar de devolver os raises, mas contra alguém que só joga se acertar alguma mão, com stats 10/5, é uma jogada +EV. Enquanto nós queremos jogar mais loose e ser mais agressivos, especialmente no CO e no button, precisamos nos lembrar que os blinds, por causa de seus antes forçados, tem a última palavra no pré-flop.

3. Podemos manipular nossa posição no pós-flop?

Isso pode ser feito ao afastar da mão jogadores com posição melhor que a nossa, para que possamos jogar apenas contra um ou dois que deram limp. O que estamos fazendo é o clássico raise pré-flop para tomar o pote com uma continuation bet. O que muitas pessoas tem dificuldade em fazer é que, como roubar blinds, nós podemos fazer isso em algumas situações com quaisquer duas cartas e ter uma expectativa positiva. A jogada pode ser toda baseada na posição e não ter nada a ver com as cartas que você tem. Agora, eu não digo que para levar isso muito à sério, pois especialmente em micro stakes, pelo menos em NL25 e abaixo, raramente você terá essa oportunidade. Nós precisamos começar a pensar mais seriamente sobre isso quando temos uma mão como 57s no cutoff, há um ou dois limpers weak/tight e temos bastante certeza de que o button e os blinds irão foldar se fizermos um raise. Isso efetivamente faz de nós o button no pós-flop e nos dá a iniciativa, abrindo assim vários meios para que possamos ganhar o pote sem ter uma mão formada.

4. Castigue aqueles que abram limp do small blind. 

Agora eu estou aumentando com quaisquer duas cartas do big blind contra o small blind que dá limp quando chega em fold até ele. Na maioria das vezes eles irão desistir, ou desistir para uma c-bet no flop.

5. Se estiver em posição ruim, mude de mesa

Se nós tivermos jogadores à nossa direita ou esquerda que nos façam mudar muito nossa jogada pré-flop, especialmente em LP que é onde fazemos dinheiro, saia da mesa ou tente trocar de lugar. Não deixe seu ego vencer e tentar vencer o cara que continua dando 3-bet em nossas tentativas de roubar o blind.
Fonte: www.maisev.com