Fonte: Maisev / Tradução: kpixaba

Se você nao leu a parte 01, clique aqui

 

A linha C-Bet no flop, C-F no turn:

 

Tenho certeza de que todos vocês conhecem essa linha. Tudo que eu queria dizer aqui é que algumas vezes é melhor desistir quando sua C-Bet é paga. Você deve ter um range para dar C-Bet no flop e entãoCheckFold no turn e disparar múltiplas barreiras o tempo todo vai ser uma receita de desastre para a maioria dos jogadores, especialmente nos micro stakes. É importante reconhecer bons spots para double barrel ou Check-Raise no turn, mas em uma boa parte do tempo, simplesmente desistir vai ser a melhor jogada.

Ajustes em um pote multiway

Eu não quero entrar em detalhes aqui, mas em geral você deve dar mais créditos para os vilões quando eles mostram agressividade e você também deve blefar menos, porque as vezes é bem provável que você vai ser pago. E você também precisa de uma mão forte do que você precisaria em Heads-Up para jogar pelos stacks. Isto também se aplica para quando você é o pre flop caller. (quando você é o que paga as apostas pre flop).

Jogando OOP como o Preflop Caller

Bem, agora vamos assumir que você está dando call em um raise estando nos blinds. Duas coisas básicas a se considerar: Seu range, em geral, deve ser bem tight já que você vai ter a desvantagem da posição. O quão tight deve ser depende do vilão e da posição/range do vilão.

A “Donk Bet

Uma donk bet é uma aposta feita por um jogador que está agindo antes de o PFR ter a chance de agir. Isso também é aberto à discussão, mas na minha opinião normalmente não é uma boa jogada especialmente em um pote heads-up. A razão para isso é que você tendo um monstro, uma mão marginal ou um completo Air você lucra mais do vilão com ele colocando dinheiro no pote com um range mais fraco. É quase sempre o caso quando você da call em um raise em LP (e algumas vezes em MP também). Quando você faz uma donk bet, você afasta do vilão PFR a possibilidade da C-Bet, e o range dele para colocar mais dinheiro no pote (dando call ou raise na sua donk bet) vai ser mais forte do que o range de C-Bet dele seria. E isso não é algo que você queira quando está blefando ou tem uma mão marginal. E só fazer donk bets com monstros é muito visível. Existem alguns spots contudo em que eu acho que uma donk bet seja uma boa idéia:

– É um pote multiway e você acredita que o flop vai rodar em check. Então com um bom draw ou um monstro, pode ser uma boa fazer uma donk bet.

– Você acredita que fazer uma donk bet bai maximizar sua equidade de fold se você estiver blefando ou de valor se você tiver um monstro. Eu dificilmente faço isso, mas eu posso imaginar que você vai conseguir evitar alguns bluff raises ou calls menores se você tiver uma boa imagem. Contudo, um Check-Raise normalmente vai fazer o mesmo trabalho.

– Se você está em heads-up e você tem certeza que o vilão vai dar check no flop, você pode querer tomar a iniciativa da aposta para tirá-lo do pote com suas 2 overcards (cartas mais altas que as que viraram no flop, porém não pareadas). Por exemplo se você da call em um raise do CO e o flop vem 653, pode ser um spot decente para tomar a iniciativa da aposta e fazer uma donk bet com todo o seu range para evitar que o CO veja uma carta grátis com as suas duas overcards não pareadas.

Eu penso que todos esses spots sejam apenas vantagene marginais e normalmente não são suficientes para fazer uma donk bet ser melhor do que CheckCall ou Check-Raise.

Example 2:
PokerStars No-Limit Hold’em, $2.00 BB (6 handed) – Poker-Stars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

Button ($434.45)
Hero (SB) ($200)
BB ($29.30)
UTG ($40)
MP ($285.15)
CO ($200)

Preflop: Hero is SB with 7c, 7d
3 folds, Button bets $6, Hero calls $5, BB calls $4

Flop: ($18) 3d, 6s, 4c (3 players)
Hero bets $12, BB calls $12, 1 fold

Turn: ($42) 5h (2 players)
Hero checks, BB bets $11.30 (All-In), Hero calls $11.30

River: ($64.60) 4s (2 players, 1 all-in)

Total pot: $64.60 | Rake: $3

Nesta mão eu estava contra um jogador muito ruim, shorts tack (poucas fichas) no BB e um NIT/passivo (mais de 200 mãos) no BTN.

Minha equidade contra o fish é excelente e ele é ruim a ponto de dar call com qualquer coisa. Ao mesmo tempo é quase certo que o fish no BTN ia dar check também e eu não queria dar uma carta grátis a 2 jogadores. Então eu tomo a iniciativa e faço uma donk bet esperando call do BB e o fold do BTN na grande maioria das vezes.

CheckFold

Novamente tudo depende dos ranges e textura da mesa, mas especialmente jogando OOP você terá que desistir de algumas mesas. Mas você tem que perceber porém que se você está Check-Folding a grande maioria das vezes é porque você está dando muitos calls desnecessários preflop. CheckFold será uma boa jogada em várias situações, contudo você tem que ter certeza que uma parte decente do seu range vai ser ou CheckCall ou Check-Raise. Caso contrário, você estará apenas queimando dinheiro dando calls OOP e desistindo para uma C-Bet o tempo todo.

CheckCall

É realmente difícil dar explicações gerais sobre quando você deveria estar usando CheckCall. Em geral você usará esta linha com mãos feitas que tenham valor de showdown como TPMK, Par médio, Par baixo ou Ás como carta alta. É extremamente importante contudo, que você tenha leitura do vilão e um plano para o resto da mão. Check-Calling no flop com qualquer coisa apenas para foldar no turn normalmente não é uma boa idéia. Isso não significa que você não deva ter algumas mãos que você decida por dar calluma vez e depois desistir. Mas se você está fazendo isso na grande maioria das vezes você vai perder muito dinheiro. Aqui vai uma mão que eu joguei contra um vilão ligeiramente passivo:

Example 3:
PokerStars No-Limit Hold’em, $2.00 BB (6 handed) – Poker-Stars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

CO ($418.50)
Button ($220)
SB ($200)
Hero (BB) ($211)
UTG ($334.85)
MP ($249)

Preflop: Hero is BB with 9s, 8s
3 folds, Button bets $6, 1 fold, Hero calls $4

Flop: ($13) 2s, 9d, 4d (2 players)
Hero checks, Button bets $8, Hero calls $8

Turn: ($29) 10h (2 players)
Hero checks, Button bets $22, Hero folds

Total pot: $29 | Rake: $1.40

A menos que você tenha uma dinâmica muito agressiva em andamento, esta mão é provavelmente muita fraca para Check-Raise por valor no flop então eu escolhi CheckCall. No turn, a decisão depende inteiramente de o que você pensa do vilão nesta mão. Contra muitos jogadores seria melhor ir deCheckCall novamente (se você tiver um plano para o river), mas eu não esperava tivesse um range debluff muito grande aqui, mesmo que a carta do turn seja uma boa carta para se blefar. Contra alguns vilões você deve incluir alguns monstros/Bons draws no seu range de CheckCall, caso contrário você sempre terá mãos marginais ao dar CheckCall.

Algo que eu realmente não recomendo é dar float OOP com Air para roubar o pote mais tarde. Contra alguns jogadores você pode dar call em um flop Axx com qualquer coisa, e se eles derem check no turn você pode estar quase certo que pode roubar o pote no river. Mas tem tanta coisa que pode dar errado e você precisa de uma leitura bem sólida do vilão para tentar isso na minha opinião.

Check-Raise

Sempre que você acreditar que sua mão é boa demais para apenas dar CheckFold (e uma donk bet não é uma opção válida para você na maioria dos spots), então você fará uma opção entre CheckCall eCheck-Raise. Em linhas gerais, eu recomentaria dar CheckCall com a maioria das mãos com 1 par, enquanto você pode dar Check-Raise com bons pares, monstros e vários draws. O que eu acho importante neste contexto é que você está pensando em todo o seu range. Vamos dizer que você decidiu por uma razão qualquer que você quer dar Check-Raise em x% de todas as suas mãos. Quais mãos você deveria escolher para isso? Geralmente você terá um range que você aumenta por valor e um range que você usa para blefar (bons draws encontram-se em algum lugar entre esses dois, eu imagino).

Check-Raise por valor é uma opção viável, sempre que você pensar que será pago por muitas mãos piores. O fato de você poder dar Check-Raise com KQ em um flop QT4 bicolor por valor depende do seu oponente e da sua imagem. Algumas vezes, dar somente o call é a linha +ev aqui. O mesmo é válido para os monstros, algumas vezes você pode decidir que dar call é +ev que Check-Raise. A maioria dos jogadores que tem alguma idéia do que estão fazendo tem um entendimento decente sobre quais mãos pertencem ao seu range de valor, mesmo que eles possam supervalorizar algumas mãos e jogar outras de forma muito passiva.

Agora, a outra parte de seu range de Check-Raise vai ser bluffs e semibluffs. E quando eu olho nos posts do fórum de micro stakes é bem óbvio que alguns jogadores não tem uma boa idéia de com quais mãos eles deveriam estar dando Check-Raise. Novamente, sempre existem exceções, mas em geral você deve blefar com mãos que tem a melhor equidade contra o range de call do vilão. Isso é muito importante, pois sempre tem um post de alguém perguntando se o bluff dando Check-Raise com 55 em um flop KT4r ou algo parecido foi um bom C-R. Bem, se você pensa que é +ev blefar um C-R com grande parte do seu range, então vá em frente. Mas se você está jogando contra alguém que não vai se deixar levar com bluffs e você quer/precisa ter uma frequência “normal” de C-R, então simplesmente não há razão pra incluir 55 neste range.

Vamos assumir que você esteja jogando contra um jogador bem tight e o range de call dele (para simplificar vamos assumir que ele não está 3-betando) em KT4r será JJ-QQ, qualquer Kx, QJ, trincas, AA. Então com o que você blefaria um Check-Raise nele?

Novamente, escolha mãos que tenham a melhor equidade contra o range de call dele, isso significa que você vai querer ter mãos que tenham um gutshot (AQ, AJ, J9, Q9), uma overcard (todos Ax), ou mãos que possam se tornar boas mãos de bluff. Estas seriam mãos com um backdoor flush ou um draw para uma sequência. Você não quer ter 55 aí, pois 55 tem apenas 2 outs contra uma grande parte do range decall dele.

Eu quero dizer isso mais uma vez, porque se você conseguir aproveitar apenas isso desse COTW eu estou feliz: A menos que você pense que possa lucrativamente dar Check-Raise com quase qualquer coisa contra um certo oponente, escolha as mãos que tem a melhor equidade contra o range de call do vilão e as mãos que possam se tornar um backdoor draw que vão lhe permitir continuar blefando no turn.

Example 4:
PokerStars No-Limit Hold’em, $2.00 BB (6 handed) – Poker-Stars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

Hero (BB) ($256.60)
UTG ($239.45)
MP ($428.85)
CO ($272.75)
Button ($236)
SB ($103.65)

Preflop: Hero is BB with Jd, 10d
3 folds, Button bets $5, 1 fold, Hero calls $3

Flop: ($11) 8d, 9s, 8s (2 players)
Hero checks, Button bets $8, Hero raises to $28, 1 fold

Total pot: $27 | Rake: $1.30

Se ele está dando call com um 9 eu tenho cerca de 14 outs, se ele der call com um par alto ou um 8 eu tenho cerca de 8 outs. E também, qualquer carta de ouro no turn me daria um flush draw e isso aumentaria minha equidade quando estiver blefando.

Example 5:
PokerStars No-Limit Hold’em, $2.00 BB (4 handed) – Poker-Stars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

Hero (BB) ($313.85)
UTG ($50)
Button ($76)
SB ($200)

Preflop: Hero is BB with Ah, 9h
fold, Button bets $4, 1 fold, Hero calls $2

Flop: ($9) 8h, 2s, Js (2 players)
Hero checks, Button bets $5, Hero raises to $20, 1 fold

Total pot: $19 | Rake: $0.90

Eu provavelmente estou blefando com a melhor mão na maioria das vezes aqui e Check-Raise seria uma boa opção contra alguns vilões também. O ponto importante aqui é notar que eu dei Check-Raise com A9hh pois qualquer copas, 10, talvez até um 7 ou uma Q vai aumentar minha equidade e me ajudar se eu quiser continuar blefando. Eu normalmente não daria Check-Raise com A9cc ou A9dd ali.

Pensamentos Aleatórios

Se você está jogando contra um vilão muito agressivo que dispara várias barreiras frequentemente e você flopa um monstro, um bom draw (8 outs ou mais) ou mesmo um par médio que você não queira dar simplesmente call, talvez seja melhor você dar o Check-Raise no turn ao invés de fazê-lo no flop, pois desta maneira o vilão vai colocar mais dinheiro no pote com um range mais fraco antes de você bater o martelo. Mas preste atenção se você está dando muitos Check-Raises no flop pois o vilão pode desconfiar caso você derrepente dê um simples call no flop e Check-Raise no turn.