Frequentemente usamos nosso HUD para adquirir algum insight de nossos oponentes. Nós usamos esta informação para desenvolver uma idéia de seus ranges.Com a quantidade de jogadores nos micros stakes sendo tão grande, seu HUD é como um time de reconhecimento – dando a você os primeiros lampejos do oponente desconhecido. Mas o que exatamente isso lhe diz?

Vamos examinar um jogador com um screen name “PkrPlayer”, adicionando mais e mais o que sabemos sobre ele e observando como as informações convergem. Vamos também fazer algumas generalizações em cada estágio. Os estágios crescerão exponencialmente.

Após dois ciclos:

Então após dois ciclos, o PkrPlayer jogou somente uma mão. Nós podemos apostar que ele não está somente em uma mesa, porque a maioria dos jogadores de uma mesa nos micros não folda 11 de 12 vezes. Este cara poderia ser um dos multi-tabling nits? Precisaremos de mais informações.

Após 25 mãos:

Hmmm… todos sinais parecem apontar para um multi-tabling nit neste ponto. Ele está foldando muito. 25 mãos são ainda uma pequena amostra, então vamos ver o que acontece nas 25 seguintes.

Após 50 mãos

Ainda sem mudança… vamos dar a ele a marcação azul para “nit”. Após 50 mãos, nós ainda não vimos PkrPlayer ir para o showdown.

Após 100 mãos:

Dado a seu VPIPe PFR estarem proporcionalmente próximos e que ele dá 3-bet poucas vezes, podemos deduzir que ele ao menos tem uma idéia geral sobre ranges de abertura. Não devemos esperar que este jogador abra K2o UTG ou faça muito limp. Quando ele entra no pote, provavelmente o estará fazendo muito agressivamente.

Após 250 mãos:

Agora esses números parecem estar mais no padrão TAG de jogador. Ele ainda está entrando nos potes agressivamente abrindo com raise e 3-betting sua parte equitativa. Não parece estar fora da linha. Nós o observamos jogando três mãos até o river e duas delas até o showdown.

Na Mão 1, ele abriu QQ blind vs. blind e bet/3bet um board J84r vs. um stack de 45BB que deu minraise. Ele então foi all in no turn e ganhou o stack.

Na Mão 2, ele deu flat call em um regular no UTG, dando raise da MP com AQo. Em um flop de 548 ele deu check quando lhe deram check. Ele deu check no turn quando veio T e então deu check no river quando veio 5e ganhou o pote.

Então ele parece jogar direto até agora. Nada que saia fora.

Após 500 mãos:

Parece que este cara vai dar 3-bet mais do que somente QQ+, AK (o que inclui 2,6% das mãos). Nós conseguimos nossa primeira indicação disto quando a seguinte mão ocorreu:

Mão 3: UTG está jogando muito loose (52/32/6 por 130 mãos) e é o alvo da mesa. Ele está sentado com 200 BB. Ele abre e PkrPlayer dá 3-bet padrão. Ele tem o UTG coberto. O CO, um regular com 100 BB, paga. UTG paga também.

O flop chega com 52K e recebe check de todos. O turn é 7 e UTG dá check novamente. Agora PkrPlayer aposta em torno de 70% e o BTN shove. PkrPlayer dá call e vira 68 para um draw monstro enquanto CO vira uma AA slow-played. Todos os draws perdem assim que o 7 bate no river e CO vence o pote.

Esta mão nos diz muito sobre PkrPlayer. Primeiro de tudo, ele não tem medo de isolar o fish em posição, com cartas marginais. Segundo, ele não atira cegamente pós-flop com draws múltiplos fracos. Por último, ele joga sua equidade pelo que ela vale.

Após 1000 mãos:

Ele é definitivamente um jogador que mistura ambos pré-flop e pós-flop. Competente e agressivo.

Nós observamos a seguinte mão: TAG abre no Button com stack efetivo de 100BB. PkrPlayer dá call da BB e c/c o flop 33J. O turn que traz A recebe check/check. No river chega um 8 que também recebe check geral. PkrPlayer tem 9c9d e o BTN mostra TsJc.

Mão 5 : Também vemos ele pagar A6 blind vs. blind contra um regular que abriu com 4x. PkrPlayer dá check de volta com o flop 99A, dá check novamente quando o turn traz um 9, e dá call no river para uma aposta com 2 para levar tudo contra A2.

Então após 1000 mãos, parece que temos um jogador que é agressivo mas não spewy pós-flop. Ele mixa seu jogo e está definitivamente pensando sobre ranges. Ele dá c-bets a maioria do tempo e finaliza com freqüência. Ele definitivamente dá 3-bets light, mas parece fazer isso em posição e com o range polarizado.

Vamos “adiantar a fita”:
Após 2500 Mãos:

Após 5000 Mãos:

Após 10.000 mãos:

Após 25.000 mãos:

O que isto nos mostra? Simplesmente mostra que nosso HUD não nos diz tanto assim sobre um jogador mesmo após 100 mãos. O que nos mostra é se alguém é completamente fora de linha. Neste caso, PkrPlayer está longe de ser um nit, mas de fato é um competente multi-tabling sLAG.

Isso também mostra quão crucial históricos de showdown são para que tenhamos um senso de como o jogador joga e quão difícil é jogar contra esse jogador a longo prazo.

Para os propósitos de nossas discussões, não iremos fazer muitas suposições sobre o range pré-flop de um jogador, até termos algumas centenas de mãos ou tendência pós-flop, até que vejamos múltiplos showdown.

Considerações finais:

Eu vou fechar este artigo com uma mão que eu joguei em NL5 contra um jogador com quem eu tinha jogado 14/13/1 durante 100 mãos uma vez:

Full Tilt No-Limit Hold’em, $0.05 BB (6 handed)

SB ($4.64)
BB ($6.56)
UTG ($5.21)
MP ($7.82)
CO ($5.97)
Hero (Button) ($5.30)

Preflop: Hero is Button with Q, Q
2 folds, CO bets $0.17, Hero raises to $0.58, 2 folds, CO raises to $1.30, Hero raises to $5.30 (All-In), CO calls $4

Flop: ($10.67) 3, K, 4 (2 players, 1 all-in)

Turn: ($10.67) 8 (2 players, 1 all-in)

River: ($10.67) 3 (2 players, 1 all-in)

Total pot: $10.67 | Rake: $0.71

Results:
Hero had Q, Q (two pair, Queens and threes).
CO had A, Q (one pair, threes).
Outcome: Hero won $9.96

Moral da história: Jogadores 14/11’s nem sempre dão 4-bet com KK+ nem são realmente14/11 depois de apenas 100 mãos.

Fonte: Traduzido do forum norte-americano Two Plus Two.