Fala moçada! Como estão? Está chegando a hora hein?

Amanhã faço meu último treino e vou ao local da prova para sentir um pouco do percurso. No sábado é descanso total para estar bem preparado para a Volta Internacional da Pampulha, o primeiro desafio da série Poker & Esporte.

Essa semana eu vi muita coisa negativa sobre refrigerante, e desde então não tenho mais tomado uma gota sequer do veneno. Aboli da minha vida, e tenho certeza que isso vai me ajudar a emagrecer ainda mais. Cervejinha e fritas continuam por enquanto, mesmo que de vez em quando.

O legal é que cumprir este desafio também me animou a criar um relacionado ao Poker, e assim que virarmos o ano lançarei o primeiro de muitos que irei realizar.

O Quero Ser Shark é o lugar ideal para os jogadores ultrapassarem seus limites, e é isso que irei mostrar o ano que vem. Vou ter mais tempo para cuidar deste site e ele vai bombar ainda mais!

E por falar em ultrapassar os limites, na corrida muitas vezes nos esforçamos demais e acabamos sofrendo lesões que nos tiram de ação por um tempo. E no nosso episódio de hoje eu vou falar sobre as mais comuns, bem como sobre as suas causas:

Lesões:

Fascite plantar: inflamação da fáscia plantar (tecido fibroso que liga o calcanhar aos dedos). Causas: pisar forte com o calcanhar, correr em superfícies duras e tênis inadequado.

Canelite: inflamação dos tendões e músculos ao redor da tíbia ou do tecido que a recobre. Causas: correr em solo irregular, aumentar a distância do percurso desordenadamente, pisar com o pé voltado para dentro (pronação) durante a corrida.

Metatarsalgia: inflamação dos tendões que ligam o músculo a estrutura óssea, na área superior do pé.

Causas: tênis inadequado, pronação excessiva, treinamento excessivo.

Condromalacia: corrosão da rótula e sua cartilagem inferior. Causas: pronação excessiva do joelho causando acomodação imprópria da rotula, músculo quadríceps fraco ou com lesão.

Fraturas por estresse: microfraturas nas extremidades inferiores do perônio e tíbia (ossos da perna) metatarsos e fêmur. Causas: treinamento excessivo, percursos longos, rigidez nos tendões.

Tendinite de Aquiles: inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao pé atrás do calcanhar. Causas: treinamento intensivo, percursos longos, tênis impróprio, pernas arqueadas e rigidez muscular.

Instabilidade ligamentar do joelho: lesões dos ligamentos adjacentes do joelho. Causas: pisar errado em terreno irregular, distensões e deformidades nos pés.

Joanete: protuberância óssea na parte externa do dedão do pé indicando inflamação local. Causas: herança genética, pronação excessiva, sapatos apertados.

Entorses de tornozelo: ruptura total ou parcial dos ligamentos ou ainda hiper extensão dos ligamentos externos. Causas: solo irregular ,tênis inadequado e mal calçado,desequilíbro muscular.

Você pode tomar algumas atitudes preventivas para evitar estas lesões, como usar tênis adequado e compatível ao esporte, usar roupas leves, fazer uma alimentação balanceada, passar por uma avaliação física e ortopédica, correr em locais onde o terreno esteja liso e sem obstáculos, treinar de acordo com sua atual capacidade física, fortalecer a musculatura caso ocorra um desequilibro muscular, fazer um aquecimento prévio com alongamentos antes e depois de treinar. Com essas dicas você já pode começar a treinar e evitar as lesões.

Por:
Fernando Santos Fernandez
Formado pela UNIMONTE e com Pós-Graduação na Faculdade de Educação Física de Santos

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.brhttp://globoesporte.globo.com

_______

É isso aí pessoal.

Mesmo que você esteja jogando o BSOP esses dias, não deixe de dar atenção à sua saúde. O torneio dura horas e horas, e por isso aqueles que estão bem preparados se saem melhor.

Eu mesmo estou aqui numa grind que começou desde cedo, e a esperança é mandar bem no Big 2,20 que estou na reta final.

Quem sabe termino com mais de 1k na conta hoje? Se eu não ganhar, ao menos não será por cansaço, pois tenho me preparado muito e isso reflete bastante nas mesas!

Vamo que vamo!

Confiram como foi meu desempenho ao longo dos dias:

Dia 01 (19/11/12) Corrida 40min – OK

Dia 02 (20/11/12) Tennis 2 horas – OK

Dia 03 (21/11/12) 40min bicicleta + musculação – OK

Dia 04 (22/11/12) 2 horas tennis + 8x (2CF + 2CL) – OK

Dia 05 (23/11/12) Não

Dia 06 (24/11/12) Não

Dia 07 (25/11/12) Não

Dia 08 (26/11/12) Corrida 114′ (na planilha eram 50min) – OK

Dia 09 (27/11/12) Musculação leve – OK

Dia 10 (28/11/12) 60′ Bicicleta – OK

Dia 11 (29/11/12) 1h 30″ Tennis – OK

Dia 12 (30/11/12) 1h corrida + 1h futebol – OK

Dia 13 (01/12/12) Descanso

Dia 14 (02/12/12) 1’15” corrida – OK

Dia 15 (03/12/12) 1h Bicileta – OK

Dia 16 (04/12/12) 1h Tennis + 50min Bicileta – OK

Dia 17 (05/12/12) Não

Dia 18 (06/12/12) 30 minutos corrida leve + 1hora bicicleta – OK

Patrocínio:

Clique Aqui e Jogue Agora