Felipe Satori é dono do site Aulas de Poker, onde fala sobre o cotidiano de quem vive de poker online e publica vídeos de suas jogadas. Ela já deu aula para mais de 100 alunos, todos interessados em ganhar dinheiro sem precisar encarar nenhuma poker face dos adversários.


1. Qual sua história? Quais suas origens? O que fazia antes de ser jogador de poker online?

Felipe: Sou carioca e nunca gostei de acordar cedo. Por esse motivo, cursava uma faculdade publica à noite, e passava o dia maquinando maneiras de ganhar dinheiro por conta própria. Logo antes de me envolver com o jogo, eu estava frustrado trabalhando em equipes que não tinham a mesma disposição para trabalhar do que eu.

2. Como descobriu que era isso que queria fazer e como chegou onde está?

F: Na época eu simplesmente queria ganhar mais um pouco de dinheiro, já que os estágios não pagavam muito bem em relação ao tempo gasto. Quatro horas de estágio acabam virando seis com os engarrafamentos. Sem contar que eu nunca me dei bem com esse lance de horário. Cheguei até a pegar alguns trabalhos mas sempre me atrasava porque não conseguia acordar. Ouvi falar de um pessoal que estava ganhando dinheiro jogando poker – até se sustentando só com o jogo – e fiquei muito intrigado porque antes eu achava que poker era um jogo apenas de sorte. Resolvi pesquisar a fundo o assunto, principalmente porque a meu ver só dependeria de mim se eu jogaria bem ou não.

paciencia

Paciência: para quem acha poker online muito estressante


3. O que você faz atualmente? Qual sua especialidade? No que você é realmente bom?

F: Existem muitas modalidades diferentes de poker. Você pode jogar hold’em, omaha, stud, entre outros. Com limite, sem limite de apostas, ou com limite do pot. Mesas de nove, seis e duas pessoas. Hoje em dia, minha especialidade são mesas de seis e nove pessoas de no limit hold’em.

4. Conte um pouco do seu cotidiano.

F: Eu sigo ciclos, então tem meses que estou seguindo horários e outros que simplesmente faço o que quero. Em um dia perfeito eu malho por uma hora, passo entre 3 a 6 horas do dia jogando poker, 2 a 4 horas ensinando, algumas horas em hobbies e pequenos projetos, e o restante eu faço o que eu tiver vontade.

5. Uma história ou uma cena que fez todo o esforço valer a pena.

F: Eu comecei a jogar com 20 anos. Quatro anos depois eu estou muito próximo de conseguir minha independência financeira. Sem sombra de dúvidas valeu o esforço.

mulher

Nada como uma namorada e um sogrão que entenda a sua profissão…


6. O que acontece nessa profissão que ninguém imagina?

F: Jogar poker como profissão é muito estressante. Muitos profissionais que eu conheço inclusive tem acompanhamento psicológico pra aprender a lidar melhor com todo o stress envolvido. Um jogador que espera ganhar 300 dólares por hora, passa por swings de 25 mil dólares pra cima e pra baixo, para depois de 200 horas de jogo, ai sim, atingir uma média de 300 dólares por hora. Outra questão interessante é a dos torneios de poker. Em torneios existe muito mais sorte que em cash games (onde cada ficha na mesa representa dinheiro de verdade), já que nos torneios as blinds não são fixas, portanto você é forçado a fazer jogadas com mãos marginais a medida que os pingos sobem. Habilidade conta em torneios? Sem sombra de dúvidas, mas em cash games essa habilidade conta muito mais, reduzindo o peso da sorte.

7. Quais os erros de outros jogadores que deixam você com vergonha da profissão?

F: Valorizar mais o ego do que o dinheiro. Muitas vezes bons jogadores, por causa do ego, acabam entrando em jogos que não deveriam entrar e saem com grandes buracos nas finanças.

8. Mulher: melhor trabalhar ao lado dela, melhor mantê-la longe ou nenhum dos extremos?

F: Depende muito da mulher. Se for uma mulher que realmente te apoie e saiba a hora de deixar você trabalhar em paz, acaba ajudando muito. Os melhores jogos estão nos fins de semana, portanto você tem de se relacionar com uma mulher compreensiva e que consiga se adaptar aos seus horários, e não o contrario, senão você já começa sua carreira com um pé no fracasso. Agora, se sua mulher só atrapalha… melhor arranjar outra ou ficar sozinho mesmo.

meditacao

A verdadeira origem da famosa poker face


9. O que você tem a dizer para quem deseja se tornar um jogador de poker online?

F: Antes de mais nada, pesquise muito antes de abrir suas contas de poker. Muitas vezes você consegue acordos ruins que te seguirão pelo resto de sua carreira, por exemplo, abrindo uma conta sem rakeback. Para aprender o jogo, existe muita informação gratuita na internet, mas a verdade é que a maior parte dela só vai levá-lo até certo ponto. Você pode assinar uma escola de vídeos, mas ela também só vai levá-lo até certo ponto. O ideal mesmo é contratar um bom (e caro) coach. Eu investia constantemente em coaches durante meu desenvolvimento como jogador. Os preços são os mais variados: tem coach que cobra 10 dólares e tem alguns que cobram 1000 dólares por hora. Dava pra comprar um ótimo carro zero com o tanto que eu investi.

10. O que você demorou muito tempo pra aprender e agora pode resumir em poucas palavras?

F: Passei muito tempo vivendo o jogo 24 horas por dia. Claro que isso me fez o que sou hoje, mas o ideal é que, assim que possível, você tenha uma vida equilibrada, com exercícios, boa dieta, boas pessoas ao seu redor. A cada dólar que eu ganho, mais eu dou importância a essas coisas.

11. Quais seus outros interesses, práticas e habilidades?


F: Eu praticava bastante Falun Dafa, hoje em dia malho regularmente em casa e, de vez em nunca, medito.

12. Faça uma pergunta que gostaria muito que alguém que te perguntasse. E responda.

F: –Qual o plano de vida ideal na sua opinião? –Foque em ganhar dinheiro o mais rápido possível até atingir sua independência financeira. A partir dai você pode fazer o que quiser.