Somente no Brasil, aproximadamente dois milhões de internautas praticam o poker on-line, movimentando dinheiro em dezenas de sites especializados.

De origem americana, o poker se destacou pelo mundo e pelo Brasil, conquistando novos jogadores tanto nas mesas reais quanto nas virtuais. Durante todo o ano existem campeonatos em diversos cassinos do mundo, mas o que mais vem atraindo jogadores são os jogos de poker online, que permite competir sem precisar sair de casa.

E esse mercado de poker online, que recentemente foi avaliado por pesquisadores das Universidades de Nevada (Estados Unidos) e Hamburgo (Alemanha) em US$ 3,6 bilhões, deve continuar crescendo. Atualmente a indústria de jogos online está entre as maiores do planeta..

Apenas nos EUA existem mais de 60 milhões de jogadores de poker. Os grandes sites do mercado que em 2003 contabilizam uma média de 800 usuários online, hoje registram mais de 180 mil jogadores simultaneamente. Na América Latina, são mais de 120 milhões de usuários na internet, 42,6 milhões deles são brasileiros. Desse total, estima-se que dois milhões de brasileiros jogam o poker online.

Segundo o jogador profissional de poker e advogado Alexandre Gomes, o poker não é ilegal, mas no entanto não existe nenhuma regulamentação sobre a prática do esporte no país. “Ainda não existe uma lei que regulamente o jogo aqui no Brasil, mas nos últimos meses o poker foi reconhecido oficialmente como esporte intelectual e hoje já temos a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH). Isso foi um grande avanço que certamente vai atrair mais jogadores”, comenta Gomes.

Como não existe legislação especifica sobre o poker no Brasil, muita gente confunde a prática do jogo com a Lei das Contravenções Penais, que se refere apenas a jogos de azar, considerados aqueles onde o ganho ou a perda dependam exclusiva ou principalmente da sorte, como é o caso das roletas e caça níqueis. “Nós jogadores buscamos a legalização do esporte para que o poker continue crescendo e seja cada dia mais valorizado. Por enquanto, o que podemos fazer é incentivar a prática inteligente e responsável do jogo, divulgando essas informações para que todos saibam que poker, além de ser um esporte, não é ilegal”, finaliza Gomes.