O termo em inglês pode ser bastante estranho mas, na linguagem internacional do poker,suited connectors são simplesmente duas cartas conectadas e do mesmo naipe (suited = mesmo naipe; connectors = conexões). Cartas como 2-3 de paus, 4-5 de copas, 8-9 de espadas e 10-J de ouros são exemplos típicos. Assim como os pares baixos, essas mãos são bastante lucrativas e muito difíceis de ler, quando se está jogando contra elas.

Analise os seguintes exemplos, supondo que você deu raise forte com KK:

A) Dois adversários dão call. O flop vem 3-6-7. Dificilmente você partirá do princípio que seu adversário entrou nessa parada com um 4-5.

B) O flop vem 4-4-Q. Quase nunca você acreditará que seu adversário tem um 4. “O que ele está fazendo com um 4? Eu dei raise de quatro vezes o blind, como ele tem um 4?” Realmente muito difícil escapar.

C) O flop vem K-3-6, com duas cartas de copas. Você tem certeza que está absoluto na mão. Mas saiba que, se estiver enfrentando um 4-5 de copas, sua vantagem é de apenas 59% x 41%. Se o turn trouxer um 2 ou um 7, quem escapa?

Já é muito difícil de escapar quando se joga contra, então ela pode se tornar muito interessante em suas mãos. Mas atenção, se você exagerar na crença de que suited connectors são lucrativos, poderá perder boa parte de seu stack tentando acertar o seu monstro.

Suited Connectors são como bebida alcoólica, tem que usar com moderação.

Confira estas dicas.

Dica 1 – Aproveite os blinds baixos para jogar muito com suited connectors

Se seu stack inicial é de 3.000 fichas e os blinds estão começando em 10/20: essa é uma excelente hora para ver flops com mãos deste tipo.

Por mais que alguém dê um raise exagerado pré-flop (4 a 5 vezes o blind), com mais um outro jogador envolvido na mão, essa passa a ser uma ótima chance de você tentar acertar um monstro no flop com seu 6-7 de paus, ou ficar num excelente draw. É por isso que os torneios deep stack são repletos de pessoas jogando com suited connectors nos primeiros níveis de blinds.

Já com os blinds em 100/200 e você com 3.000 fichas, o melhor é largar seu suited connector. No máximo entre de limp com blinds como estes, principalmente se já existirem mais um ou dois limpers nessa mão.

Se alguém tiver dado raise alto antes de você entrar na mão, largue sem pestanejar.

Em fases mais avançadas de torneios, é possível até tentar roubar blinds com mãos assim, mas esteja consciente do que está fazendo. Se tomar um call, você pode até acertar um monstro e se dar muito bem com aquilo que era pra ser um blefe (pode até continuar apostando sem nada depois do flop e levar o pote), mas não esqueça: sua jogada seria um blefe de posição! Não ache que, se tomar reraise pré-flop, sua mão será justa para jogar com blinds altos. Ao agir assim, você será extremamente deficitário no poker.

Dica 2 – Utilize a posição

Depois do flop, com suited connectors, sua posição na mesa é um dos fatores mais importantes para que suas jogadas sejam lucrativas.

Isso acontece porque, ao acertar um monstro já no flop, você poderá extrair muito mais fichas e, caso tenha um bom draw, poderá optar por dar check para ganhar uma free card (apostar também pode ser interessante, de acordo com a sua leitura da situação). Se você errar completamente o flop, poderá aproveitar sua boa posição com um blefe muito adequado: continuation bet.

Já quando se é um dos primeiros a falar (como UTG ou UTG+1), o melhor é largar seu 3-4 ou 7-8 naipados, pois será grande a chance de você estar, depois do flop, com uma mão fraca em uma posição horrorosa. Então, evite situações complicadas e desnecessárias.

Jogadores muito avançados costumam dar raises do começo da mesa com cartas como estas, mas, depois do flop, é preciso ter muita experiência para saber jogar com essa mão, principalmente em uma posição ruim. Se você está bastante seguro de seu jogo pós-flop, arrisque alguns raises dessa posição para variar. Porém, se você ainda está dando os primeiros passos no poker, evite jogar suited connectors em early positions.

Dica 3 – Abuse de potes multiway

Quando vir um oponente dar raise do começo da mesa (2 a 4 vezes o blind) e outros dois pagarem, surge a melhor situação possível para os suited connectors. Se você acertar o seu monstro numa situação como esta, a chance de ganhar muitas fichas é enorme, pois, com 4 ou 5 jogadores na mão e com um pote grande, alguém vai ter overpair ou top pair e tentará ganhar o pote na hora, ou simplesmente vai blefar pesado para levar um pote muito importante. Dessa forma, se você acertar o seu monstro, a chance de faturar muitas fichas é gigantesca.

Quanto mais jogadores envolvidos numa mão, mais interessantes os suited connectors.

Dica 4 – Saiba sair sem se machucar

Exatamente como os pares baixos, os suited connectors possibilitam grandes ganhos quando acertar o jogo, sem se machacar muito caso não bata nada. Depois do flop, se não vier nenhuma carta que lhe ajude, se sua posição for boa e se sua imagem for sólida, sempre é válido tentar mais um aposta para tentar levar o pote. Se alguém pagar ou der reraise, saia sem se machucar.

Para finalizar, lembre-se de que quase nunca você montará seu monstro já no flop. O mais provável é que acerte um par, um straight draw ou um flush draw. Raramente você terá um flush fechado ou straight pronto, logo de cara.

Então, para jogar com suited connectors, você inevitavelmente terá que ser um bom jogador pós-flop. É preciso saber defender ou atacar com seu draw, blefar ou largar uma mão, extrair fichas e calcular as odds em cada circunstância – sempre de acordo com a situação apresentada, a posição, o bordo, os stacks envolvidos e a sua leitura de seus adversários.

Aprimorar seu jogo com suited connectors é uma ótima lição para se jogar bem o poker como um todo.

Good Luck!!!

Artigo de Igor Federal, publicado na Revista Card Player Brasil de Novembro/2007. Assine a Card Player Brasil e ganhe 20% de desconto.