1 Introdução
O treinador é responsável pelo treino e desenvolvimento do jogador. Ele decide quando jogar e contra quem jogar. Por outro lado é preciso fazer a correcta gestão da banca.
A posição do jogador andará algures entre estes dois papéis.

Sermos o nosso próprio gestor no mundo do poker não é só uma questão de paciência e disciplina. Temos de saber gerir muito bem a nossa banca de forma a sermos um jogador de poker bem sucedido.
Uma boa gestão de banca requer, por exemplo, que só joguemos em limites nos quais nos podemos dar ao luxo de perder. Se perdermos nesse limite não iremos achar muito, mas se formos ganhando a banca subirá consideravelmente.

Estipular um limite de perdas é uma parte essencial da gestão de banca. O termo limite de perdas teve origem no mercado de acções: cada vez que uma acção desce abaixo de um determinado limite esta deve ser vendida de imediato para evitar perdas maiores.
Quando compramos acções, é claro que esperamos que o valor das mesmas aumente. Mas no caso de algo falhar, a um ponto em que as acções começam a ser um risco, temos de as vender para evitar perdas maiores.

Este princípio pode também ser aplicado ao poker. Estipulando um limite de perdas, ao atingir esse limite terminamos a sessão. Em No-Limit devemos terminar a sessão ao perder 3 buy-ins, sendo esse o nosso limite de perda.
Porque é tão importante o limite de perda?
O objectivo do limite de perda é retirar-nos de uma situação onde quase inevitavelmente iríamos perder mais dinheiro. Isto evita o facto de permanecermos muito tempo a jogar um limite com a esperança de que “um dia vai bater”.

Escolher a mesa errada pode colocar-nos numa dessas situações. Talvez sem darmos conta, estamos agora sentados numa mesa com os jogadores errados, não conseguimos distinguir os bons e os maus jogadores. Seja qual for a causa, iremos de forma inevitável acabar por perder dinheiro, não conseguiremos obter lucro de forma nenhuma.

Existirá sempre uma razão para o nosso jogo não estar a resultar – por vezes encalhamos simplesmente numa mesa que não é lucrativa. Ao estipular um limite de perda acabaremos por ser obrigados a sair dessa mesa.
Digamos que, por vezes, estamos com azar. O nosso jogo é sólido, mas os nossos draws falham sempre ou os nossos oponentes acabam por com sorte baterem as nossas mãos feitas. O tilt está mesmo ao virar da esquina.
O tilt não é algo que possamos pura e simplesmente ligar e desligar – toda a gente é propícia a entrar em tilt, uns mais outros menos mas acontece a todos. Esta é uma coisa que podemos controlar, sabendo o que nos põe em tilt e tentar evitar essas situações.

Algumas pessoas acham que o melhor é simplesmente continuar a jogar. Mas porque razão deveremos continuar a jogar, se sabemos que acabaremos por entrar em tilt, e em última análise perder ainda mais dinheiro? No decorrer da nossa carreira, as decisões tomadas em tilt podem sair mais caras de que todas as más decisões tomadas em situações normais.

Podemos anular este perigo ao usar os travões de emergência, ou por outras palavras o nosso limite de perda.

O limite de perda ajuda a…:
… minimizar os danos de quando nos sentamos na mesa errada – mesmo que os jogadores não sejam muito bons, não estamos a conseguir obter lucro com o nosso jogo
.… retirar-nos de uma possível situação em que iríamos entrar em tilt.
Não é só o medo de perder mais, que nos deve levar a estipular um limite de perda. A nossa taxa de vitórias influencia em muito a nossa banca, poderemos evitar o contrário ao usar o limite de perda e sair imediatamente da mesa nessa situação.
Proteger os nossos lucros com um limite de perda
Acontece com muita frequência, sentarmo-nos numa mesa e rapidamente ganhar uns potes. Para proteger este lucro, temos de fazer um “reset” ao nosso limite de perdas.

Por exemplo: Como jogador de No-Limit estabelecemos o nosso limite de perda em 3 buy-ins, mas ganhamos rapidamente 4 buy-ins na mesa. Poderemos agora perder 7 buy-ins até atingirmos o limite de perda inicial.

A verdadeira questão é se será realmente necessário perder 5 ou 6 buy-ins para percebermos que algo não está a bater certo? Continuaremos a jogar o nosso melhor jogo após termos perdido 5 ou 6buy-ins de seguida?

Uma vez que tivemos lucro o importante é fazer um “reset” ao nosso limite de perda. Se estabelecemos o nosso limite como $150 mas começamos logo por ganhar mais $100, deveremos então estabelecer o nosso limite de perda para $50.

É lógico que não necessitamos de alterar o nosso limite de perda em cada um dos potes que jogamos. Mas após o nosso lucro ter alcançado um valor considerável é melhor pensar em fazê-lo.
Caso contrário, podemos muito facilmente acabar por perder esses $100 de lucro e os originais $150 que estavam estipulados como limite ao não usar o travão de emergência. Estaremos a ser castigados por não termos saído antes da mesa.
De que forma deveremos estabelecer o nosso limite de perda?
O limite de perda deve ser definido para uma mesa e para a sessão. Numa sessão poderemos encontrar somente uma mesa má. Nesse caso saímos dessa mesa e continuamos a sessão.
O nosso limite de perdas para uma mesa deve ser relativamente menor que o limite de perda para a sessão completa – deveremos olhar para trás para algumas das sessões em que perdemos dinheiro e tentar perceber em que altura deveríamos ter saído?

Alguns jogadores profissionais deixam uma mesa de No-limit após terem perdido dois buy-ins, mas não terminam a sessão antes de terem perdido 9 buy-ins. Na prática, existe um conjunto de boas regras a aplicar aquando da estipulação dos limites de perda. Um bom limite de perda para uma mesa No-Limit ou Pot Limit será de 3 buy-ins, e 5 por sessão. Poderemos ser ainda mais conservadores quando jogamos SSS.

Se estamos a jogar SNGs, não deveremos começar mais nenhum torneio após termos perdido 8 buy-ins. Numa mesa de Fixed Limit o limite deverá rondar as 50 Big Bets e numa sessão deverá rondar as 100 Big Bets.

Estas regras podem ser alteradas, não estão gravadas em pedra. O objectivo principal é ser consciencioso ao definir o limite de perda e ter disciplina para os cumprir. Ao cumprir esta regra teremos uma longa e bem sucedida carreira no poker.

Cumprir para perder menos não nos torna melhores jogadores e não nos ajuda a recuperar o dinheiro perdido anteriormente – no entanto, irá ajudar a prevenir que percamos valores excessivos numa sessão e melhorar a nossa percentagem de ganhos a longo prazo, melhorando assim a nossa banca.
Conclusão

Um jogador de poker a sério tem consciência do seu papel como treinador e como gestor. Mas o jogador em si pode por vezes tornar-se irresponsável ou cego com o orgulho. Se ficar colado à ideia de quanto mais pode ganhar, maximizando os seus ganhos na altura e não tomar atenção ao lucro de longo prazo pode acabar por perder somente de uma vez metade da sua banca, só por tentar mostrar aos oponentes o quão bom ele é.

O gestor, no entanto, tem uma visão sobre todos os jogos feitos. Ele não estará preocupado com o ganhar ou perder um pote em particular, mas sim com o lucro, vendo o quanto aumentou a nossa banca no fim do mês.

Por vezes minimizar as perdas é o melhor que conseguimos fazer. Podemos ficar e continuar a ser batidos – ou acabar por nos darmos por vencidos após termos perdido mesmo muito dinheiro. Tacitus disse, “Aquele que luta e vai embora, vive para outro dia de luta; mas os que continuam na batalha podem não voltar a lutar novamente.” Nós teremos o dinheiro de volta novamente, mas não naquele dia.

Definam um limite de perda da próxima vez que se sentarem numa mesa. Podem mesmo escrevê-lo num papel e colocá-lo junto ao teclado. Não será fácil conseguir cumprir o que escrevemos, mas no caso de conseguirmos, pouparemos muito dinheiro a longo prazo.

Fonte: PokerStrategy.com

Quer começar a lucrar no Poker? Ganhe 50$ grátis!

BÔNUS POKER STRATEGY:Agora se você não quer gastar nada para começar a jogar, você pode fazer o teste do PokerStrategy e receber 50$ grátis, sem precisar depositar nada!
Veja o tutorial de como receber o bônus e aproveite!
Qualquer dúvida no processo basta enviar um e-mail para: contato@querosershark.com
Clique na imagem, faça o download, cadastre-se utilizando o código TiquinhOJ e aproveite!