No Hold’em, um par nunca é somente um par. Se você acha que todos os pares são iguais e ainda não sabe identificar os diferentes tipos que existem no poker, chegou a hora de aprender.

Não estou falando aqui de diferenciar um par de ases de um par de reis. Estou falando de saber identificar o tipo de par e a força que ele tem de acordo com as cartas da mesa, e como isso pode influenciar suas ações, especialmente o jogo pós-flop.

1- Antes do Flop

Antes do flop, você só pode ter um par se receber duas cartas iguais. E há um nome específico para esse tipo de par no Hold’em. É o chamado…

Pocket Pair
Você tem um pocket pair quando recebe duas cartas iguais. Qualquer par é considerado pocket pair se as duas cartas estão na sua mão, de 22 a AA.

2- Depois do Flop

Depois do flop, as coisas mudam de figura. Você pode formar um par com as cartas da mesa e, dependendo das cartas que virarem, seu pocket pair também pode se transformar e se tornar um…

Overpair
Você vai ter um overpair quando as cartas da mesa forem menores que o seu pocket pair. Por exemplo, se você tem K♣ K♠ e o flop vira J♦ 7♣ 4♠, você passa a ter um overpair. Por outro lado, se você tinha Q♦ Q♣ e o flop vira A♣ 10♥ 9♦, você continua com um pocket pair e não mais um overpair, porque a presença do ás permite que alguém forme um par maior que o seu.

Já quando você não tem um pocket pair, mas faz par com uma carta do flop, seu par pode ter várias classificações, dependendo de sua força em relação às outras cartas comunitárias.

Bottom Pair
Você tem um bottom pair quando faz um par com a carta mais baixa do flop. Por exemplo, se você tem 7♣ 6♣ e o flop vira Q♠ J♥ 6♥, você fez um botton pair.

Middle Pair
Da mesma forma, você consegue um middle pair quando faz par com a carta intermediária do flop. Caso, por exemplo, de quando você tem A♥ J♠ e o flop vira 5♣ J♣ K♥.

Top Pair
E seguindo essa linha, há o top pair. Você tem um top pair quando forma um par com a carta mais alta da mesa. Exemplo: você tem 10♥ 8♥ e o flop vira 6♦ 2♠ 10♠.

Top Pair Top Kicker
Há uma categoria especial de top pair, que é o top pair top kicker (TPTK, para abreviar). Você tem um TPTK quando forma par com a carta mais alta da mesa e tem um ás (o top kicker) na mão. Por exemplo, se você tem A♣ Q♠ na mão e o flop traz 10♣ 4♥ Q♥, você acabou de flopar TPTK.
Quer saber mais sobre o kicker e sua importância? Clique aqui e descubra.

Por que isso tudo importa a você?

Porque saber identificar seu par é fundamental para se posicionar e definir como jogar pós-flop. Conhecer cada tipo de par vai ajudá-lo a decidir o tamanho da sua aposta, decidir se você deve dar fold ou call, ou se vale dar raise.

Você agora já sabe determinar a força de cada tipo de par, não? Aqui está o ranking dos tipos de acordo com sua força:
1 – Overpair
2 – Top Pair Top Kicker
3 – Top Pair
4 – Middle Pair
5 – Bottom Pair

Dos pares, o melhor que você pode ter é o overpair. De preferência um par de ases, não? Com o overpair na mão, você pode torcer para que algum adversário tenha flopado top pair ou TPTK, porque você irá apostar e certamente o adversário irá pagar com uma mão inferior.

Já quando você flopar top pair, irá tomar cuidado com a possibilidade de alguém ter um kicker melhor que o seu. Da mesma forma, quando você flopar um bottom pair ou middle pair, irá jogar com mais cautela e procurando ler melhor os adversários.

Há outros tipos de pares, como o underpair (pocket pair é menor que todas as cartas do flop), o TPWK (top pair weak kicker) etc., mas os tipos de par que realmente importam são os cinco acima.

Agora que você possui esse conhecimento, use-o na próxima vez em que flopar um par. Você irá jogar melhor e errar menos. Suas decisões ficarão mais fáceis pelo simples fato de você saber em que pé está de acordo com as cartas na mesa. Tente!

Fonte: http://www.comojogarpoker.net

Gostou do post? Quer começar a lucrar no poker? Acesse nossa sessão de bônus e escolha o melhor para você! Qualquer dúvida basta adicionar tiquinhojuan@hotmail.com no msn