Agência Mundial Antidoping estabelece que doping é a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo, sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários ou contra o espírito do jogo.
Nós vemos regularmente atletas sendo punidos devido ao uso de substâncias proibidas. Seja no futebol ou em qualquer esporte de alto rendimento físico. A punição geralmente é severa e pode em alguns casos resultar em banimento do atleta deste esporte. Temos casos bem conhecidos como a da ex-nadadora Rebeca Gusmão (que quase se transformou na Mulher-Hulk); do jogador de baseball e recordista de Home Runs Barry Bonds; Jobson, atacante do Botafogo flagrado com cocaína no organismo e do velocista Ben Johnson que teve sua medalha de ouro caçada nas Olímpiadas de Seul em 1988.
Mas o que isso tem a ver com jogos de poker? É possível haver doping no poker?
Eu não considero encher a pança de Red Bull durante torneios de poker um doping e não é aí que quero chegar. No poker ao vivo eu não acho que seja possível fazer algo que caracterize doping. A não ser que inventem uma pílula que aumente os níveis de Percepção Extra-Sensorial dos jogadores e eles aumentem as chances de conseguir ler com a mente as cartas dos adversários.
Mas no poker online ao meu ver existe sim a possibilidade do doping. Eu discuti rapidamente isso com o Kalil do PokerCast da CardPlayer e tempos depois rapidamente com o meu amigo Tiago Cesar, colaborador aqui do blog. Foram conversas rápidas e superficiais. Não tive tempo de aprofundá-las com eles, porém eu tenho uma opinião bem forte sobre o assunto.
Se voltarmos ao primeiro parágrafo, vemos que o uso de “métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo (…) prejudiciais ao espírito do jogo” caracteriza o doping. Não precisamos pensar muito pra ver o que é usado nesse sentido por milhares de jogadores no mundo inteiro pra aumentar seu desempenho nas mesas virtuais. Os softwares!
Hold’em Manager, Table Ninja, Sit’n Go Wizard, Telescope e muitos outros. Eu confesso que usei durante um tempo o Omaha Manager e até hoje uso o OPR quando jogo multitables. Mas vale aqui discenir o que é ético, o que é ilegal e o que não é.
O uso de desses softwares citados são permitidos pelas maiorias das poker rooms. O que quase automaticamente faz com que não seja anti-ético seu uso. A discussão poderia acabar por aqui. É permitido, é ético, então tá tudo beleza!
Na NFL por exemplo há muitas substâncias que os jogadores podem tomar pra suportar a dor e fazer com que seu organismo tenha uma imunidade maior a doenças e pancadas. No entanto, outras são proibidas. No poker online é igual. Há aqueles softwares que são proibidos e outros permitidos.A diferença da lógica entre esses permitidos no poker e os permitidos na NFL, é que os do poker, mesmo os mais “inocentes” softwares, podem ferir a integridade do jogo. O poker é um jogo de estratégia em que deve prevalecer a concentração do jogador, sua habilidade e capacidade de leitura. Quando você usa um software que faz a leitura dos oponentes por você, uma parte considerável da essência do jogo se perde. Fica automatizada. E isso é ruim para o esporte.

Qualquer um, com um mínimo de estudo, é capaz de fazer as leituras no software e tomar a decisão acertada de acordo com aquelas informações. Mas só os bons jogadores conseguirão, baseados em sua capacidade de concentração, observação, experiência e feeling, fazer uma tomada de decisão acertada com uma frequência maior. E quando isso acontece, é muito mais gostoso.Por isso, eu não condeno os jogadores que usam os softwares (eu uso), pois todos eles tem a chance igual de investir nesses programas e tornar a disputa justa.

No entanto eu acho que para o bem do próprio jogo os softwares poderiam ser limitados apenas para algumas salas de cash games de aprendizado ou para que eles apenas mostrassem seu desempenho (de mtt, cash ou sit) ao fim de suas sessões. Mas que fosse abolida a influência deles no momento do jogo.O movimento pra isso acontecer, deveria partir das próprias poker rooms e não dos jogadores. Por um poker mais verdadeiro. O que você acha? Concorda? Já usou? É a favor ou contra o uso de softwares?

Fonte: Omahabrasil