Como vimos no artigo anterior, os pares baixos podem ser muito lucrativos. Ao mesmo tempo, eles são bastante difíceis de jogar. Veremos aqui alguns exemplos práticos de como jogar e de como não jogar com seus “low pocket pairs”.

Consideremos qualquer par de 22 a 88 como sendo pares baixos. A maioria dos jogadores não sabe se deve dar raise com estas mãos ou se deve entrar de limp esperando pela trinca. As duas opções são corretas. Tudo dependerá de sua posição.

Vejamos um exemplo onde você está em early position, blinds $1-$2. Você recebe:

Pocket Cards

Você está na segunda posição. O jogador à sua direita (under the gun) é o primeiro a falar e dá fold. É sua vez de jogar com o seu par de três. Esta é uma situação onde você deve entrar de limp. Você não quer sair atirando, pois há muitos oponentes atrás de você que ainda não jogaram. Se um deles paga o seu raise ou aplica um re-raise, você será o primeiro a falar depois do flop e não terá nenhuma leitura do seu oponente. A única forma de vencer, nesse caso, será arriscando todas as suas fichas num blefe ou acertando a sua trinca.

Sendo assim, você entra de limp pagando os $2 do blind (mesmo sabendo que alguém pode dar raise numa mesa de 10 jogadores). O jogo continua e alguns jogadores também entram de limp, até que o jogador no button aumenta para $8.

Bom, o ideal seria ver o flop pagando apenas $2, mas esta situação ainda é boa para você. Isto porque é possível que um ou dois jogadores paguem o raise do button e o pote ficará muito atraente. Se você acertar a sua trinca você poderá “fatiar” o seu oponente, caso contrário (se você não trincar), apenas largue a sua mão sem ressentimentos.

É assim que você deve jogar seu par baixo em early position. Apenas entre de limp ou pague um pequeno raise, e espere a sua trinca no flop (você acertará sua trinca aproximadamente 1 em 8 vezes). Se você não acertar, largue a sua mão se o oponente apostar. A única exceção aqui é se o seu pocket pair for maior do que as cartas do board, onde você deverá estar com a melhor mão e deve jogar agressivamente para levar o pote imediatamente.

Não aumente quando estiver em early position. Digamos que você tenha aumentado para $8 com o seu par de três. Todos deram fold, exceto o button que pagou o seu raise. O flop vem:

Flop

E agora? Você não vai querer mostrar fraqueza dando check, pois foi você que aumentou pre-flop. Mas você também não quer apostar novamente, pois há uma boa chance de que o seu oponente tenha o Ás. Você resolve apostar $10 no flop (um pouco mais da metade do pote) e o seu oponente paga a sua aposta, com muito pouca hesitação. Obviamente, um mau sinal para você.

O turn vem:

Flop Turn

Você é o primeiro a falar novamente. Você deve continuar com o seu blefe com uma aposta maior? Ou deve dar check, demostrando fraqueza ao seu oponente?

É dessa maneira que um raise pre-flop com pares baixos se transforma numa situação muito difícil. Por isso você deve entrar de limp em early position e pagar pequenos raises, se for o caso. Se algum oponente possuir um monstro pre-flop e aplicar um grande raise, você deve largar a mão e perderá apenas o seu big blind.

Se você não acertar a sua trinca, você pode largar a mão com um prejuízo mínimo. Mas se você acertar a sua trinca, poderá dobrar suas fichas. Risco mínimo, lucro máximo. Procure jogar seus pares baixos dessa maneira.

Vejamos um exemplo em late position. Blinds $1-$2. Você está no button e possui:

Pocket Cards

O terceiro jogador aumenta para $6 e mais dois jogadores pagam a aposta.

Esta é outra situação onde você deve apenas dar call. Você não quer aplicar um re-raise contra três oponentes, pois qualquer um deles pode ter uma mão muito melhor que a sua. Se alguém tiver um verdadeiro monstro, ele voltará outro raise e você estará numa situação ruim.

É melhor apenas pagar os $6 e esperar o seu cinco no flop. Se a sua trinca bater, você poderá dobrar suas fichas, especialmente se algum deles tiver um over pair (JJ ou QQ) num flop com cartas baixas.

Novamente, a melhor jogada é minimizar o risco apenas pagando a aposta, e maximizar os seus ganhos potenciais quando bater a sua trinca no flop.

Vejamos outro exemplo. Blinds $1-$2. Você está no button e recebe:

Pocket Cards

Desta vez, você encontra apenas dois limpers pagando o BB e percebe fraqueza neles.

Neste momento, você não deve entrar de limp. Aplique um raise razoável, digamos $10 ou $12 (o raise dependerá da agressividade de sua mesa). Você provavelmente tem a melhor mão agora e o seu objetivo é tentar roubar os blinds ou criar uma situação de heads-up. Ambas as situações são boas para você. Por isso, avalie a sua mesa para saber o valor correto do seu raise a fim de atingir este objetivo.

Bom, digamos que apenas um de seus oponentes pagou o seu raise pre-flop. Você conseguiu o heads-up e, o mais importante, está na melhor posição. O seu oponente deve jogar primeiro no flop, turn e river.

Você também pode ter uma noção do que ele deve possuir na mão. Ele apenas entrou de limp e depois pagou o seu raise. Ele pode ter duas over cards (KQ ou KJs, por exemplo), ou quem sabe um par baixo assim como o seu. Mesmo assim, você está no controle da mão e tem grandes chances de levar o pote no flop:

Flop

O seu oponente dá check. Embora a sua trinca não tenha batido, o seu oponente não sabe disso. Para ele, Você deve ter uma boa mão (AK ou AQs). Assim, você precisa representar o flop. E esta é a grande vantagem de jogar em posição.

Você aposta $15 ou $24 (mais ou menos 2/3 do pote ou o pote inteiro). O seu oponente, após pensar algum tempo, larga a mão. Ele tinha um par de setes, mas não pode pagar a sua aposta mesmo tendo a melhor mão no momento. E isto porque você usou a posição em seu favor, aplicando um raise pre-flop para criar esta situação de heads-up.

Para finalizar, aqui estão os “princípios gerais” para você se guiar quando possuir pares baixos.

Early Position no Pre-Flop:
– entrar de LIMP
– CALL para pequenos raises
– NÃO dar CALL para grandes raises

Late Position no Pre-Flop:
– CALL para pequenos raises
– RAISE quando tiver limpers, a fim de roubar os blinds ou criar uma situação de heads-up em boa posição

Early Position após o Flop:
– se não bater a sua trinca, largue a mão sem ressentimentos
– se bater a sua trinca, tente ganhar o máximo possível

Late Position após o Flop:
– se não bater a sua trinca, você ainda pode levar o pote utilizando a sua posição
– se bater a sua trinca, tente ganhar o máximo possível