joao_bauer_wrapup_laptspft

Pouca gente sabe, mas um dos principais jogadores profissionais de pôquer do País mora em Goiânia. O goiano João Bauer (26) joga há pouco mais de cinco anos e tem na carreira em torno de U$ 3 milhões em premiações.

João parou de estudar Direito na PUC-Goiás e História na Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2008, quando começou a se dedicar exclusivamente ao pôquer. “O começo foi difícil, o cenário não era tão conhecido. Hoje é reconhecido como esporte da mente, como o xadrez ou gamão.”

No início, contar com o apoio dos familiares foi difícil para o jogador. “Teve um período que minha mãe estava passando uma certa dificuldade financeira e ela me disse que teria que vender meu carro para pagar algumas dívidas. Perguntei de quanto era a dívida e era de R$ 12 mil. Eu disse que tinha o dinheiro e ela começou a chorar. Me perguntou se eu estava traficando drogas (risadas), não imaginava que o pôquer poderia proporcionar um retorno financeiro.”

Em 2009 Bauer cravou a primeira colocação em dos torneios de maior visibilidade no mundo do pôquer online, o World Championship of Online Poker (WCOOP). Nos anos seguintes, João entrou na faixa de premiação nos principais campeonatos mundias, conseguindo uma segunda posição no Latin American Poker Tour (LAPT) e o quinto lugar no World Series of Poker (WSOP).

Atualmente, Bauer se dedica mais ao pôquer online. Participando de até 38 torneios simultaneamente. “No online, existem torneios a qualquer hora do dia. É a praticidade que o jogo ao vivo não te dá”. Além de protagonizar grandes torneios, João e mais três profissionais são donos de uma equipe de coaching (grupo que ajuda outros jogadores a aprimorar as habilidades no pôquer), a Steal Team. “Chamei alguns amigos para fazer um escritório, para jogar e discutir sobre o jogo. Começamos com o coaching com quatro jogadores. Já passaram mais de 250 pessoas e hoje são 60.”

Como todo trabalho, há a necessidade de dedicação e muito esforço. No pôquer não é diferente. “Li vários livros e jogo em torno de três vezes na semana, de oito a 12 horas seguidas“, conta Bauer. O próximo grande evento ao vivo, que contará com a participação de João Bauer é o Brazilian Series of Poker (BSOP), na etapa de Rio Quente (GO).

Fonte: http://www.dm.com.br