Tanto nas plataformas online quanto nos cassinos propriamente ditos, o poker é qualificado e associado a um jogo que exige perspicácia e inteligência. Coragem e concentração, características essas muitas vezes escondidas pelos blefes, essenciais nessas partidas.

O blefe é uma técnica antiquíssima de poker que consiste justamente na tentativa de convencer o adversário que a sua mão é muito boa e ameaçadora, quando na verdade é uma mão medíocre, muitas vezes incapaz de se fazer ganhar uma partida. Preste atenção na lista abaixo para que seu blefe seja feito da melhor forma possível e também para que você não caia nas roubadas que ele pode proporcionar, quando feito da forma errada.

Saiba com quem você está jogando. É importante que você reconheça se os seus oponentes são fortes ou fracos, se estão ou não habituados com o poker. O blefe não funciona com principiantes da mesma forma que funciona com os jogadores mais antigos. Prime por utilizar o blefe apenas quando souber que seu oponente já tem habilidade e conhecimento aprimorado sobre o jogo.

Maneire nos blefes. Não adianta tentar blefar o tempo todo, pois no poker online sua prática será ainda mais evidenciada do que no jogo ao vivo. A ineficácia dos jogadores que tentam levar os jogos com os blefes em todas as rodadas é muito clara, pois eles são facilmente identificáveis e viram objetos de ataques dos demais oponentes. Não chame a atenção para si nessa forma negativa.

Não faça seu blefe em qualquer momento. Lembre-se: o blefe não é uma técnica para se usar em um momento qualquer ou então um apelo para quando seu jogo não estiver bom. Ele é uma estratégia equacionada e que pode ser muito eficiente para fazer com que você rume à vitória. Para não fazer nenhum tipo de besteira quando tiver a oportunidade de utilizar o blefe, analise as jogadas dos adversários e veja se o campo está propício para que você utilize o blefe.

Contextualize o jogo desde o início. Tenha uma estratégia bem definida. Uma dica é começar o jogo sendo agressivo e jogando mãos fortes, para apenas perto do final (ou quando estiver com mais fichas) utilizar o blefe. Seus adversários estarão acostumados com suas jogadas mais fortes e não desconfiarão que sua mão esteja com as cartas fracas rotineiras do blefe. Confunda-os, seja estrategista e diferenciado.

Represente com eficácia. Não adianta ter jogado apenas mãos fracas e passar suas vezes constantemente e depois querer que seus adversários pensem que você simplesmente adquiriu cartas suficientes para derrota-los. O blefe deve ser premeditado e feito seguindo uma sequência. Não se esqueça de que os adversários estarão de olho em todos os oponentes.

Experimente. O blefe só pode atingir a níveis mais elevados de eficácia se você tentar utiliza-los. Jogue em salas de poker online que não estejam disputando dinheiro real para treinar o blefe. Quando ver que sua prática está tendo mais consistência e enganando mais adversários, parta para as salas mais profissionais, para utilizar suas recentes técnicas em jogadores veteranos.

• Cuidado com os blefes alheios. A técnica é um tanto complexa e muitos jogadores a utilizam da forma errada. Saiba quando um adversário estiver tentando se utilizar do blefe para levar a partida. Analise os oponentes com calma e vigie bem os seus “históricos”. Se um jogador estiver sendo muito defensivo desde o início e então partir para lances mais agressivos, é bom desconfiar da tentativa de um blefe (normalmente malsucedido, pois o blefe eficiente não deve gerar desconfiança nos oponentes).

• Use o blefe quando notar que os jogadores estão dispersos. Se você perceber que os jogadores já não estão dando tanta atenção para o jogo ou estiverem desconcentrados (pode ocorrer com mais constância do meio ao fim da partida) utilize o blefe. Existem altas probabilidades de eles nem perceberem que sua estratégia foi alterada por conta de suas distrações.