por Roy Winston

Roy Winston é jogador profissional de poker desde 2006, mas já tem um currículo impressionante, com mais de $2.5 milhões em ganhos em torneios de poker e um título WPT.

A evolução rápida deste médico de Racho Mirage, na Califórnia, foi observada pelo Full Tilt Poker quando o escolheu para se juntar à sua equipe de profissionais em 2008.

Com um histórico significativo em torneios de poker, The Oracle tem algo a dizer sobre os coin flips e como os evitar:

“Bom, todos falam de ganhar coin flips e ganhar torneios, pois precisamos da primeira para conseguir a segunda. Mas o que quero falar é que não devemos nos sujeitar a esta situação muito cedo.
Quando começamos um torneio, temos muitas fichas, um boa stack, sendo desnecessário se envolver em coin flips colocando tudo o que temos em jogo. Devemos tentar comprometer as nossas fichas quando somos favoritos, para ficarmos mais confortáveis para o resto do torneio, pois será necessário contar com os coin flips nas fases mais avançadas.

Quando enfrentarmos alguém com uma stack muito inferior em relação à nossa, não me importo de um coin flip. Por outro lado, se estivermos shortstack, com 7 ou 8 BBs, também me parece uma situação aceitável para tal.

A situação que acho que devemos evitar é quando temos, por exemplo, par de três e um stack de 100 BBs e acabamos all in contra o AK do adversário. Quem quer enfrentar este cenário? Por isso, é preciso jogar os coin flips com cuidado e se pensarmos bem apenas queremos jogar flips quando arriscamos poucas fichas ou quando estamos shortstacks e não quando estamos arriscando um stack confortável.

Por exemplo:
Blinds 50/100
Hero 5.000 fichas
UTG Hero c4d4 raise 300
MP Vilão reraise 1.100 (2.600 na stack)

Com o reraise de cerca de 1/3 da sua stack, o vilão está dando um sinal de que se eu decidir voltar all in, é provavél que receba call. Também não tenho o preço certo para ver um flop com ele, tenho que investir 1.100 fichas para um ganho de 2.600 e isto se vier um 4 no flop, pois sem ele, as probabilidades de estar atrás são fortes do seu par maior ou AK/AQ que acerte no flop. Este reraise do vilão demonstra, para mim, que ele tem uma mão forte, pois não parece nada preocupado com os restantes adversários que falam depois de ele.

Para mim, a melhor decisão é foldar os meus quatros e esperar por uma situação melhor para colocar todas as minhas fichas como favorito.”