O poker contém uma série de ferramentas para serem usadas nos mais diferentes contextos e nas mais diferentes situações, algumas dessas ferramentas são essenciais e extremamente lucrativas, é o caso do continuation bet ou aposta continuada. Buscando um conceito didático poderíamos dizer que consiste em uma aposta no flop após ter apostado no pré-flop, ou seja, alguém que aumentou o pré-flop independentemente se acertou o flop continua apostando. Porque fazer isso? Os vilões só vão acertar o flop 33,33% das vezes, mais precisamente 1/3 das mãos jogadas eles vão conseguir um par ou algo mais no flop, o restante dessa porcentagem, no caso 66,66% eles vão ter air no flop, não vão acertar nada. Dentro desse espaço de 2/3 de erros descrito pela matemática é que a aposta continuada deve e exerce sua força e precisão.  
Necessariamente nos precisaríamos de 40% de fold do vilão para que o c.bet seja lucrativo, percebam que temos mais que isso, já que os vilões vão errar o flop 66% e não 40% temos, portanto, 26% a mais do que precisaríamos. Basta agora efetuar o c.bet nas condições corretas e ela nos proporcionará uma expectativa de valor positiva (+EV) no longo prazo. 
Condições 
Quando citado acima “condições corretas”, são elementos que podem fazer valer a pena realizar o c.bet e outras que podem fazer não valer a pena usar o c.bet. Primeiramente, em micro-limits, precisamos evitar os c.bets em pot’s multiway’s (pot’s com muitas pessoas), é extremamente prejudicial essa atitude. Em alguns casos pode ser que o Hero consiga levar um pot multiway com o c.bet, mas no longo prazo essa jogada será –EV.  Após evitar o c.bet em pot’s com múltiplos jogadores, vamos analisar outros elementos, um pouco mais complexos, mas extremamente necessários. Estes são, Board, adversários e nossa imagem na mesa. Existem board’s ruins e bons para o c.bet, como existem adversários bons e ruins para aplicar o c.bet. Nos parágrafos subseqüentes vamos analisar cada um desses elementos e aclarar algumas interrogações. 
1 – Board’s 
  1. Board’s secos  

Board’s secos são aqueles flops que não demonstram perigo algum, board’s sem straigth draws ou flush draws, esses board’s não são nada ameaçadores e são muito lucrativos para o desempenho do c.bet, são flop’s onde devemos aplicar 100% de c.bet. EX: 7[Imagem] 3[Imagem] K[Imagem] 
  1. Board’s duplos 

Board’s duplos são board’s que vem com alguma carta dobrada, poucas vezes vão oferecer algum perigo, são board’s também que devemos usar o c.bet 100% das vezes. EX: 3[Imagem] 3[Imagem] 9[Imagem] 
  1. Board’s semi-draws 

São board’s que podem oferecer um gut-shot ou um strigth draw com duas pontas ou até um flush draw. Nesses board’s devemos ser cautelosos, e ter um fundamento para a c.bet, como por exemplo, colocar o vilão em um range que possivelmente não teria um draw naquele flop ou que poderia largar possíveis draws. EX: T [Imagem] 7[Imagem][Imagem] 
  1. Board’s draw  

São board’s que proporcionam inúmeros draws e muitas vezes o vilão vai pagar o nossa c.bet, nesses flop’s a melhor coisa a fazer é evitar aplicar a aposta continuada ter humildade e pedir check. EX:  T[Imagem] J[Imagem] 8[Imagem] 
Após termos observado algumas espécies de board’s e delimitado alguns bons para a ação do c.bet outros não, vamos passar para o segundo elemento, os oponentes. 
2 – Oponentes 
2.1 – Calling station 
Contra esses oponentes que pagam tudo, devemos excluir a aposta continuada, devemos apenas apostar por valor, eles vão nos dar muitos call’s e o c.bet não é lucrativo no longo prazo contra esse tipo de vilão. Explore ao máximo suas mãos fortes e não use o c.bet contra esse oponente. 
2.2 – Thigt’s; passivos; fracos 
Essa é a melhor espécie de adversário para aplicarmos a continuation bet, são fracos, largam muitas mãos e são extremamente seguros, vão dar muitos fold’s, e vão fazer com que o c.bet seja altamente lucrativo. Muitas vezes esses jogadores são tão nit’s que podemos ignorar o board’ e aplicar o c.bet só pela imagem do jogador, ele vai largar um número enorme de mãos. 
2.3 – Regulares; bons; Losse’s agrecivos. 
Evitar ao máximo o c.bet contra esses player’s, eles são bons, espertos, muitas vezes vão dar raise ao nosso c.bet, vão dar float’s. Devemos ter grande cautela ao nos envolvermos em mãos contra estes jogagores. Procure c.betar sempre por valor contra essa classe de oponentes, isso vai compensar às em vezes em que eles aumentarem ou derem call ao nosso  c.bet, e vão ser muitas vezes. 
Pensando como os Regulares bons (winner player’s) 
Este tema tem muito que ser discutido, sem sombra de dúvidas merece um artigo somente sobre ele. Vamos tentar abordar os principais pontos de como pensam os regulares, mas nosso estudo não pode limitar-se apenas a este trabalho, devemos buscar mais sobre o tema, é muito importante saber como jogadores que estão um passo a frente raciocinam. 
Percebam, devemos observar sobre a seguinte orbita. Já sabemos que nossos oponentes vão acertar o flop apenas 1/3 das vezes, também temos a noção dos board’s bons para realizar o c.bet, e ainda que esse e outros artigos falam para evitarmos jogadores regulares, correto? A grande problemática é que os jogadores regulares sabem que temos a noção de tudo isso e muitas vezes vão agir sobre essas circunstâncias, ou seja, eles não vão deixar o nosso c.bet ter êxito em board’s duplos, secos e até board’s com semi-draw’s, portanto, prepare-se para 3betar um oponente regular em um board duplo com nada na sua mão, ou para pedir check no turn com o nut’s e deixar ele aplicar o float. Procure pensar um passo à frente desses reg’s e esteja pronto para reagir a suas jogadas. Esse é um dos fatos fascinante do poker, devemos pensar um passo a frente dos regulares, depois, pensar um passo a frente, de quem pensa um passo a frente dos regulares, e assim continua.  
3 – Imagem a mesa 
No que se diz respeito a esse tema, devemos ter a sensibilidade de nos auto-observar, e nos fazermos algumas críticas. Nossos c.bet’s estão sendo respeitados? Minha imagem pode fazer com que esse jogador tente um float ou raise a minha c.bet? Minha imagem pode fazer esse jogador foldar um middle par ou até mesmo um top par? Esse jogador pode não me dar crédito, porque ele já me viu foldar vários aumentos antes? Diversas perguntas como estas devem ser feitas e respondidas, assim, nossos c.bet’s terão um fundamento, essa base fará com que comecemos a conhecer nossos erros e leak’s podendo assim corrigi-los e melhorá-los, e passar a respondermos as perguntas corretamente, consequentemente, vamos conseguir delimitar os momentos oportunos para realizar a aposta continuada e para defendê-la, aumentando nossos lucros consideravelmente. 
 
Diante do exposto, podemos perceber que o c.bet é um instrumento que usado corretamente pode ser uma máquina de fazer dinheiro, uma arma de grande valia e deve ter lugar garantido no nosso arsenal. Apenas devemos procurar usá-lo nos board’s corretos contra os oponentes certos, para termos muito êxito, levando o nosso jogo para um patamar muito mais elevado.