Quando eu tinha uns 20 anos eu fiz aulas de Muay Thai. Passei de faixa, ganhei minha única luta (por W.O), aprendi alguns golpes (que nunca usei), e fiz muitos exercícios que me deixavam em forma.

No Muay Thai existe meio que uma lenda que se chama de processo de calejamento, pelo qual você fortalece a sua canela. Eu nunca aprendi isso, e acho até que é até perigosa essa prática que consiste em chutar árvores, postes, barras de ferro e outras superfícies duras. Tem gente que fica batendo com rolo de macarrão na perna pra calejar.

Tem um filme do Van Damme que mostra ele dando canelada até derrubar uma árvore.

Acredito que a melhor forma de você calejar a sua canela é treinando. Assim o calejamento vem naturalmente, sem risco de lesões.
Ok, mas o que isso tem a ver com o Poker?

Bom, simples, de um chute canela com canela, ou bata com ela em alguma superfície dura. Dói não?
Pois é. Se você fortalecer muito a sua canela, você vai parar de sentir as dores das caneladas, e vai consegui lutar melhor.
No Poker, quando você é iniciante, ou até mesmo se joga a mais tempo e toma muitas bad beats, você xinga, esbraveja e acaba tiltando.

Antes você reclama do seu AK perder pra 54o. Depois de um tempo você vê que essa situação é quase 60×40 e que muitas vezes você vai perder mesmo. Depois fica p da vida quando seu AK perde pra Ax, no entanto você acaba acostumando e você fica mais exigente. Fica bravo só quando seu AA ou KK perdem pra pares menores ou mãos menores, ou seja, você vai calejando a sua mente para as bads naturais do Poker.

No último dia 2 eu fiquei jogando das 22h até as 5 da matina. Muito poker e muitas, mas muitas bads mesmo. Não ganhava nenhum 80×20. Fiquei em 15 bolhas de 50 torneios jogados, o que é no mínimo 150$ que deixei de ganhar, podendo ter lucrado 375$ caso tivesse cravado tudo. Mas não cravei. Eu xinguei, pirei, mas não tiltei. Num certo momento eu nem reclamava mais, e as bads só me davam força pra não tiltar e continuar jogando o melhor possível.

No final não teve como, acabei 40$ down, mas o meu psicológico saiu muito fortalecido, e eu na hora pensei nessa relação que chamo de calejamento do poker.

Sessões negativas vão acontecer sempre, não tem como você ganhar todo dia. Bad beats sempre vão existir. O que muda é o modo como você se adequa a elas. Eu xingo muito, reclamdo, mas não mudo minha maneira de jogar, e considero que cada vez estou mais preparado para me tornar um grande jogar, com um bom psicológico, sabendo perder poucos nos dias em que nada dá certo, e ganhar muito quando as coisas são como devem ser.
Longo prazo, here I go!

Abraços a todos!