A aposta continuada
A primeira arma que um jogador iniciante de poker deve adicionar ao seu arsenal de técnicas é o famoso c-bet. C-bet vem de “continuation bet”, em inglês, e é exatamente o que o nome sugere: uma aposta continuada.

Como fazer exatamente um continuation bet? É simples: se você foi quem deu o raise antes do flop, você obrigatoriamente aposta depois do flop, mesmo que o flop não tenha ajudado em nada.

Por ter sido quem deu o raise antes do flop, você mostrou força na mesa e passou a indicação de que está com uma mão boa. Ao apostar novamente após o flop, você está demonstrando que sua mão ainda é forte e pode ter ficado mais forte ainda. Seu objetivo ao fazer a aposta continuada é forçar seus oponentes a desistir e entregar o pote a você.

O c-bet funciona e funciona bem porque na maioria das vezes o flop não ajuda você nem seu adversário. Mas você teve a iniciativa de aumentar as apostas e quando seu oponente permite que você seja o agressor, ele está assumindo que a mão dele não é muito boa. Como o flop provavelmente não irá ajudar nenhum dos dois, quando seu oponente pedir mesa e você apostar, ele irá correr. Ele vai dar fold praticamente toda vez, a menos que alguma carta do flop tenha ajudado.

Quando fazer e quando não fazer a aposta continuada?
Você logo irá ver que o c-bet é uma jogada muito poderosa e lucrativa. Com ele você irá devastar os jogadores fracos, que pagam um raise na expectativa de ver o flop e desistem ao primeiro sinal de agressão. Mesmo jogadores melhores irão acabar cedendo diante da pressão de um c-bet. Você irá conseguir muito dinheiro com ele.

Portanto, você deveria fazer o c-bet quase sempre que der o raise pré-flop.

Note que falei “quase”. Se você fizer o continuation bet 100% das vezes em que for o agressor antes do flop, você irá ficar muito vulnerável. Nada no poker, especialmente no Texas Hold’em, pode ser feito 100% das vezes, porque isso irá tornar seu jogo muito previsível. Mas há alguns elementos que podem tornar sua decisão mais fácil na hora de fazer ou não o c-bet:
– Posição na mão
– Board favorável/neutro
– Quantidade de adversários
– Estilo do adversário

Posição na mão
Como sempre no poker, ter vantagem de posição ajuda muito. Porque se você agir depois, terá a chance de observar o oponente e ver se ele demonstra fraqueza. Se você for obrigado a jogar antes, você não terá essa informação adicional.

Mesa favorável/neutra
O segundo elemento é a mesa favorável ou neutra. O que isso quer dizer? Quer dizer um flop que não tenha ajudado seus oponentes ou dado motivo para eles darem call na sua aposta. Ou melhor ainda, uma mesa que assuste seus oponentes.

Quando o flop traz cartas que favorecem os draws, é melhor você pensar duas vezes antes de sair disparando a aposta, ou você corre o risco de perder muito dinheiro.

Se o flop for algo como 9 10 7, é melhor você desistir do c-bet. Isso porque mesas que trazem draw para flush e sequência sempre dão razão para seu oponente ver mais uma carta.

Por outro lado, um flop que traz um ás ou rei costuma ser muito favorável ao c-bet. Basta você apostar e seu adversário vai imaginar que você tem um ás na mão. Representar o ás é muitas vezes o segredo por trás de um bom c-bet.

Quantidade de adversários
O c-bet é mais eficiente contra um adversário do que contra dois ou mais. A razão para isso é simples: quanto mais adversários após o flop, maiores as chances de um deles ter se dado bem com o flop.

É possível você fazer uma aposta continuada bem sucedida contra dois ou mais oponentes, mas para isso é necessário que você tenha posição e eles tenham mostrado fraqueza.

Como regra geral, prefira o c-bet contra apenas um adversário.

Estilo do adversário


Considere o estilo do seu adversário. Se ele for um daqueles que não larga middle ou bottom pair de jeito nenhum, é melhor você se precaver e fazer o c-bet com menos frequência.

No entanto, se ele for daqueles que sempre pagam para ver o flop, só para abrir mão quando não consegue nada, faça o c-bet e faça sempre. A aposta continuada contra esse tipo de adversário é muito eficiente.

Apenas tome cuidado e evite blefar demais se o jogador tiver tendência de pagar raises.

Qual deve ser o tamanho da aposta?
Lembre-se que o objetivo da aposta continuada é forçar o oponente a desistir da mão após o flop. De certa forma, o c-bet é um blefe porque você está mostrando força mesmo quando o flop não ajudou.

Tendo isso em mente você deve fazer uma aposta grande o suficiente para fazer seu oponente correr, ao mesmo tempo em que não tenha um prejuízo grande demais caso seu adversário tenha uma mão forte e pague.

O tamanho exato varia de mesa a mesa, e cabe a você decidir o melhor tamanho, mas há uma faixa em que você pode se basear:

O tamanho padrão de um “continuation bet” deve ficar entre 50% a 90% do pote.

Aposte menos que isso e seus oponentes irão pagar com mais frequência do que deviam. Aposte mais e você irá perder fichas desnecessárias quando der de cara com uma mão forte.

Caso você esteja em dúvida, faça isso: aposte cerca de 2/3 do pote. Esse é um bom tamanho para a maioria das mesas.

Conclusão
O “continuation bet” é uma das armas mais importantes que você pode ter no arsenal. É uma jogada altamente lucrativa e todo iniciante deve procurar dominá-la o mais rápido possível. É importante não só saber usá-lo, mas também saber quando não usá-lo.

Muito mais frequentemente você terá motivos para usá-lo do que não. Não tenha medo. Via de regra, se você estiver em dúvida, faça a aposta continuada!