O jogo online continua, e deverá continuar no futuro, a ser assombrado pela utilização de bots. Para muitos, o uso destes softwares não é garantia de sucesso, pois muitas variáveis tem que ser tomadas em contas em um jogo como o poker, porém, se é lucrativo ou não, a verdade é que muitos os utilizam.

Nas linhas do New York Times, os bots de poker são cada vez mais e mais sofisticados, estando ligados a lucros que violam o T&C (Termos e Condições) de todas as salas online. Michel Josem, departamento de segurança do PokerStars, afirma que o maior site de poker online do mundo “continua investindo fortemente no combate aos bots” que infectam as mesas de jogo.

Apesar deste combate, os bots continuam a existir e a serem vendidos abertamente na internet. O co-fundador da Shanky Techonolgys, Brian Jetter, indica que vendeu 5 mil cópias do software Holdem Bot, desde do seu lançamento em 2008. Jetter afirma ainda que há muitas salas que “fecham os olhos”, apontando uma possível razão para o sucesso do programa. O fato de a grande maioria dos bots serem de baixa qualidade, o que resulta em prejuízo para o dono do bot, pode ser um dos motivos pelo qual algumas salas ignoram a existência dos bots. Darse Billings vai mais longe, esta consultora do PokerStars e do Full Tilt Poker afirma que “mais de 90% dos bots perdem dinheiro”. De todas variáveis que provocam isto, o blefe e a sorte estão no topo da lista de razões para o prejuízo de um bot.

Com várias universidades ligadas ao desenvolvimento e investigação deste tipo de bots, Thomas Sandholm, professor na Carnegie Mellon University de Pittsburgh, afirmou que, por enquanto, “os bots podem rivalizar com os bons jogadores mas não com os melhores.”

Com a grande maioria do software disponível online a sendo produzida por enquanto como passatempo de programadores, Jetter revela que o comprador pode usufruir do programa a um nível intelectual e de aprendizagem, visto que há bots que podem ser programados pelo próprio utilizador.

Já vários casos vieram a público sobre a descoberta de bots, tanto no PokerStars, como no Full Tilt Poker.

Estas situação comprovam que os departamentos de controle e regulação do jogo das maiores salas de poker online podem estar atentos mas, principalmente, que nós, os jogadores, somos um dos braços mais importantes da regulação do jogo online.