Coisas que não valem a pena

Se você é um cara que se irrita facilmente, devia pensar em começar a se acalmar. Jogar poker exige concentração e ficar irritado não ajuda em nada. Se você leva o jogo muito a sério, pare de jogar com seus amigos e vá tentar um torneio com profissionais. Garanto que lá são todos mais calados e ninguém vai te perturbar. E, em vez de cerveja, suco de maracujá é a boa!

Ninguém gosta de jogar com alguém que se irrita. Sabe aquele futebolzinho de fim-de-semana? Sempre tem um chato reclamando porque você não passou a bola ou errou o gol, não é? Não dá vontade de ser do time contra? Então. Se policie se perder uma mão ou outra. Perder a amizade é muito pior do que perder o seu dinheiro. Portanto relaxe e jogue!

Tipos de jogo


Eu costumo jogar o Texas Hold’em, que é o poker mais tradicional, e que a maioria costuma jogar. Antigamente, muitos jogavam o de 5 cartas. Inclusive eu aprendi a jogar esse primeiro. Um tempo depois descobri o popular Texas. Aprendi as regras e vi que era um pouco mais estratégico e que é preciso de habilidade pra vencer, e não só sorte. Vi num filme chamado Cartas na Mesa (com Matt Damon e Edward Norton) uma frase que eu tive que concordar:Nos torneios do WSOP (World Series Of Poker) a maioria das vezes é sempre os mesmos finalistas. Eles são os mais sortudos do mundo?

Achei interessante. Logo depois comprei um livro que explica melhor as técnicas e estratégias do poker e me aprofundei mais no assunto. Até me considero bom jogador, mas não sou especialista, nem profissional e nunca me arriscaria num torneio de verdade. Primeiro porque pra participar você tem que ter grana. Alguns torneios são 10.000 U$, pra se ter idéia.
Muitos jogadores são patrocinados por sites de poker online. Tem os famosos Party Poker, Poker Stars e o Full Tilt. Há torneios nestes sites e, caso você seja o campeão, eles te bancam para os campeonatos.

Não sou tão bom assim e nem me garanto, prefiro continuar nas minhas mesas de poker em casa, com meus amigos, onde tenho liberdade de poder beber e me divertir com eles. E, no máximo, perder 15 reais, que é o que cada um paga pra jogar – o famoso buy-in. Estamos falando de mesa de amigos, que é muito mais prazeroso.

Muitos jogadores profissionais nem trabalham, ganham seu dinheiro honestamente nas mesas de poker de sua cidade ou torneios. É sua profissão. E onde já se viu beber em pleno trabalho?Como montar sua mesa de pokerPrimeiro você precisa de amigos que saibam jogar poker. Chame, no mínimo, três jogadores pra ter um grupo de quatro pessoas na mesa- Já é o suficiente. Quanto mais, melhor, mas não deixe passar de 10. Estamos falando da sua casa, e você não quer 10 pessoas bagunçando o seu querido lar, não é? Eu acho que uma mesa de poker com seis pessoas é o ideal.


Especifique seu cacife ou buy-in. O buy-in que faço lá em casa é de 15 reais. Com 4 jogadores, 60 reais em prêmio. Com 6 jogadores, 90 reais e já dá pra premiar o terceiro lugar. Separe os valores e prêmios antes de começar o jogo pra não dar confusão durante ou depois e deixe claro que o campeão, vice e terceiro vão levar valores X, Y e Z.

Especifique também o valor dos blinds (pingos). Aumentar de 15 em 15 minutos é uma boa pedida. Jogar sem aumento de blind é pedir pro jogo terminar no dia seguinte e se for marcar num meio de semana não é legal porque todos trabalham, certo? Com os blinds aumentando, o jogo tem praticamente uma hora limite pra terminar.

Divida com seus amigos as bebidas. Se você for o anfitrião, é uma boa já deixar comprado e deixar gelando. Quando eles chegarem, rateiem o que foi gasto. De comida, o mais comum e popular é a pizza. Às terças-feiras, algumas pizzarias fazem promoções de pizza em dobro (e não é à toa que meus pokers são às terças).

Dicas pra quem nunca jogou

Quem quiser aprender esse jogo, é incrivelmente fácil. Eu só sabia jogar buraco e mesmo assim mal e porcamente. Há vários sites que explicam como jogar poker. As regras são fáceis de decorar e você não demora mais de 2 ou 3 rodadas de um jogo pra aprender a mecânica. Existem livros sobre Poker ensinando como se joga.Recomendo também sites de jogos online gratuitos. Muitos desses sites tem essa opção de jogar gratuitamente.

É ótimo pra praticar e aprender. Você pode jogar a hora que quiser e não depende de juntar um grupo de amigos pra poder praticar e aprender mais. Eu mesmo já ensinei vários amigos a jogar e aprenderam rapidamente. É sempre bom ter mais um na mesa, portanto, se você sabe jogar, ensine mais gente!O poker é um esporte que vem se popularizando muito rápido pelo mundo e no Brasil já há muitas pessoas jogando cada dia mais. Recomendo também assistir aos campeonatos que passam na televisão. Normalmente, os apresentadores ensinam as regras básicas e você pode conseguir acompanhar o que está acontecendo.

Conclusão

Se querem mesmo saber minha opinião, o álcool afeta sim de forma negativa seu jogo. Se pensarem bem, não só o jogo mas tudo que possa envolver sua habilidade e raciocínio.


Mas meu conselho é não deixar de beber por causa disso. Jogar poker não é pelo dinheiro, mas pelo prazer de se estar com seus amigos e socializar em paz num momento que é só seu. E se beber também te dá prazer, então pra que se privar de sua diversão? Bebam, apostem, relaxem e divirtam-se, é o que devem fazer. Shuffle, up and deal!

No fundo, todos querem se sentir um pouco como o James Bond, que não perde seu charme e elegância jogando um poker valendo milhões e vidas em jogo, enquanto beberica seu vodka-martini – batido, mas não misturado! – com toda calma do mundo e sem alterações.

Fim da parte 2