Estava lendo o site da Poker Strategy quando me deparei com este ótimo artigo que vou reproduzir aqui para vocês, pois por trabalhar também com sites e fazer apostar, muitas vezes me pego olhando resultados dos jogos, lendo artigos e postando enquanto deveria estar apenas jogando. 
Embora teimamos em acreditar que conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo, é claro que não realizaremos as tarefas da melhor maneira possível. No poker então, que é demasiado complexo, essas distrações prejudicam ainda mais.
Leiam o artigo abaixo e entendam o que digo:

Multitasking – Quão Prejudicial Pode Ser Para os Jogadores de Poker?
Na coluna desta semana, o Barry Carter conta mais uma vez com a colaboração do especialista de jogo mental Jared Tendler, desta vez para analisar o impacto negativo que o multitasking e outras distrações como o email ou twitter podem ter no desempenho de um jogador de poker nas mesas.

Na semana passada, a revista líder na indústria da psicologia Pyschology Today, publicou uma série de artigos sobre o papel destrutivo que a distração e o multitasking (fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo) estão a desempenhar nas nossas vidas. Eles descobriram que os problemas com o défice de atenção não só está a reduzir a nossa capacidade de execução, mas como também é um fator contributivo para os problemas relacionados com a obesidade, bebida e drogas.

Vivemos numa cultura de distração – as vastas melhorias na tecnologia fizeram com que nos tornássemos mais vulneráveis do que nunca à interrupção. Mesmo agora, é grande a probabilidade de que enquanto lês isto possas ser distraído por um email, sms, telefonema, twitter, Facebook, Skype, fóruns, banners publicitários e outras páginas interessantes na internet – tanto no seu computador, como no seu celular.

A quantidade de informação que podemos consumir a qualquer momento é infinita, mas os seres humanos não desenvolveram a capacidade para lidar com isso.

O jogador de poker online é particularmente vulnerável neste nível de distração. Não só passa uma grande parte do seu tempo em frente ao computador, como também estabelece o seu próprio horário e não tem nenhum chefe a monitora-lo, isto sem falar no fato de já ter esgotado toda a sua capacidade de concentração ao jogar num elevado número de mesas.

Multitasking

hellmuth
Os jogadores online lidam
com muita informação

O autor de best-sellers e guru da produtividade Tim Ferris, publicou um artigo sobre o impacto causado pelo multitasking, citando um estudo de 2005 do King’s College London, onde é revelado que as pessoas distraídas pelo email tinham um desempenho pior nos testes de QI do que as pessoas sob o efeito da maconha.

Esta é uma afirmação bastante alarmante, por isso falei com o especialista de jogo mental JaredTendler, que já ajudou centenas de jogadores de poker a melhorarem a sua atenção:

“Não estou nada surpreendido pelo fato do multitasking ser mais prejudicial no desempenho das pessoas do que fumar erva. Em qualquer dado momento, tens uma capacidade mental limitada, e quando és fortemente distraído, reduzes a quantidade de pensamento mental disponível para tomar decisões complexas com clareza.”

“O que te resta são aquelas capacidades que possas ter aprendido ao nível do teu inconsciente, por outras palavras, o teu C-game. Em termos básicos, estás a garantir a tomada de sub-decisões em situações críticas, por isso não podes esperar jogar o teu melhor se estiveres a consultar emails, a escrever mensagens no twitter ou a navegar pela internet.”

Não são apenas os jogadores online que são suscetíveis a distrações, pois este também é um grande problema nos jogos ao vivo. A maioria de nós tem um telefone onde pode consultar sites, emails e redes sociais, e quase todos fazemos exatamente isso na mesa de poker. Algumas pessoas usam iPads nas mesas, alguns até chegam a usar computadores portáteis, e também já vi muitas vezes pessoas a lerem livros ou a ver filmes enquanto jogavam poker. Até já vi pessoas a jogar poker online ao mesmo tempo que jogam poker ao vivo, e com o crescente mercado das aplicações de poker móveis, isto ainda só se vai tornar cada vez mais comum.

Afinal, como é que o multitasking cria um obstáculo para a tomada de boas decisões no poker?

“A parte do cérebro que lida com decisões de curto prazo é denominada memória de trabalho. Quando tens pensamentos na tua cabeça, é essa a parte do cérebro de que estou a falar. Uma pessoa comum só consegue lidar com cerca de sete pedaços de informação num dado momento. Mas, se fores um jogador de poker experiente, muitas decisões podem tornar-se instintivas e não requerem qualquer pensamento, como por exemplo, fazer snap-call a um all-in com um par de ases de mão.”

“No entanto, quando estás a pensar numa decisão complexa – por exemplo, algo que inclua meta-game, imagem na mesa, pot odds, ações prévias, etc. – nessa altura precisas que toda a tua memória de trabalho esteja a trabalhar para ti. As distrações ocupam literalmente espaço na mente e depois impedem que penses corretamente ao longo da mão.”

Tweetando até à distração?

hellmuth
Enviando tweets durante um torneio

Recentemente lançámos uma série de artigos sobre o papel do twitter no poker (em inglês), por isso o que será que o Tendler pensa sobre os jogadores de poker que estão constantemente a enviar tweets enquanto jogam torneios?

“Na realidade até encontro um forte argumento para ambos os lados, a favor e contra. Por um lado, ter a oportunidade de desabafar para um grupo de pessoas o que está a acontecer pode ajudar a evitar o tilt. Uma das coisas que sugiro a muitos jogadores, no que diz respeito a lidar com o tilt, é escrever. Normalmente eu quero que eles escrevam sobre isso mais tarde, mas até percebo como que escrever apenas 140 caracteres pode ser suficiente para libertar um pouco dos nervos e evitar o tilt. Tirar as coisas da cabeça é uma maneira de libertar a pressão emocional e o twitter pode ajudar nisso mesmo.”

“Por outro lado, pode ser definitivamente uma grande distração. Se manter os seguidores atualizados torna-se prioritário em relação à ação na mesa, isso é um problema. Para alguns jogadores esse problema é menor, porque estão apenas a perder pequenos detalhes que podem ou não vir a ser material suficiente para fazer a diferença… mas, posso garantir que para outros jogadores, que já têm problemas de atenção e concentração, o twitter é apenas mais uma forma para destruir a sua atenção.”

Acho que a maioria de nós percebe que estamos a permitir que estas distrações entrem nas nossas vidas, mas mesmo assim deixamos que isso aconteça. Por que é que deixamos que as distrações levem a melhor sobre nós?

“A atenção é controlada por objetivos. Se estás distraído, isso significa que tens muitos objetivos e que estes estão a competir entre eles pela tua atenção – jogar um poker sólido, o que se passa no Facebook, navegar pelos fóruns e ver como é que estão a correr as coisas aos teus amigos. Tens muitas opções em que te focar, e isso tem uma grande importância na forma como divides o teu dia para que possas jogar um poker de qualidade, sem te tornares um idiota aborrecido e também desfrutar da vida.”

As principais dicas do Jared Tendler para melhorar a atenção

lederer
Jared Tendler


“Estabelece claramente os teus objetivos no poker e escreve a razão pela qual eles são importantes. Quando perceberes que estás a ficar distraído, lembra-te dos teus objetivos e luta para te manteres concentrado durante um período de tempo razoável, como 10, 15 ou 20 minutos.”

“Controla o número de vezes que és distraído durante uma sessão ou torneio ao longo de uma semana. Este é o teu ponto de partida. Depois vais conseguir melhorar a tua atenção ao diminuir de forma progressiva a frequência das tuas distrações em 10-20%. Assim sendo, digamos que numa semana és distraído 100 vezes. Na semana 2, o teu objetivo é reduzir esse número para 80-90 vezes; semana 3 para 64-81 vezes, e assim por diante. Eliminar as distrações não é a mesma coisa que carregar num botão. Claro, podes conseguir durante uns dias, até mesmo uma semana em que conseguiste aumentar significativamente a tua atenção, mas raramente esse tipo de melhorias dramáticas aguenta no longo prazo. Este método no curto prazo é mais lento, mas vai durar muito mais tempo.”

“Antes de começares a jogar, torna parte dos teus hábitos o fecho de todos os browsers desnecessários, tirar o som do celular, desligar o Skype, dizer a todos aqueles que te possam distrair para não te chatearem até teres terminado e tudo o resto que normalmente te distrai.”

“Estabelece o nível de distração que não prejudica o teu A-game. Todos os jogadores têm uma linha para além da qual as distrações podem levar a um mau jogo. Tenta descobrir onde está essa linha para ti.”

Fonte: Pokerstrategy

Aproveite para começar agora no Poker com 50$ grátis! Basta  clicar no link abaixo, responder 20 perguntas e pronto! Seu dinheiro será creditado!

online poker