Antes de abrir o river, última carta a ser virada durante uma mão no Poker, Joe McKeehen estava com 95% de chances de ganhar a jogada e ser o novo campeão da WSOP 2015 Main Event e levar para casa mais de $7,000,000. E assim foi. Naquele momento, decidi que a WSOP seria uma ótima opção como assunto principal do novo post que ia preparar para o Quero Ser Shark.

Decidido isso, comecei a pensar em como poderia estruturar esse conteúdo de uma forma que fosse relevante e com qualidade para você, leitor do Quero Ser Shark. E, que ao mesmo tempo, não fosse apenas mais uma notícia ou um texto longo falando sobre a vitória de Joe McKeehan na WSOP 2015. Isso vocês conseguem em vários sites especializados em notícias de Poker por aí.

Assisti os 3 dias de final pela TV. A transmissão foi feita pela ESPN, com Ari Aguiar, Sergio Prado e Andre Akkari. Isso foi ótimo. Acompanhar uma final da Série Mundial de Poker comentada pelos 3 é conhecimento puro. Afinal, a WSOP 2015 Main Event é um torneio com entrada de $10.000, ou seja, espera-se que os melhores e mais capacitados jogadores cheguem até a mesa final após um investimento alto desses. E, também, que os melhores e mais capacitados da área sejam escalados para fazer a cobertura de um evento desse porte. Sem novidades por aqui. Logo, vamos ao que interessa.

3 coisas que aprendi com a final da WSOP

#1 Manter o foco. Sempre.

Isso é algo que venho batendo sempre que falo sobre Poker. O jogo requer muita atenção, concentração, foco. É preciso estar atento as suas cartas, às mãos, às jogadas que estão acontecendo, às apostas, aos jogadores adversários, às orientações do dealer, às movimentações externas, enfim. É muita coisa. E, uma final de WSOP não é nada diferente desse cenário. É até pior, pois tem o rail com a torcida, diversas câmeras, transmissão ao vivo, mega prêmio em jogo, etc.

Se você não consegue e se considera uma pessoa de fácil distração, isso é algo que requer muita prática. Tenho lido, inclusive, alguns artigos sobre lifehacking ou biohacking, como alguns gostam de chamar, e diversas técnicas de concentração demandam que a pessoa “treine” o cérebro para isso. Algumas coisas podem te ajudar na mesa durante um torneio:

  1. Deixar o celular de lado durante o torneio.

    Sim, isso é difícil, eu sei. Mas pense comigo quantas informações e movimentos dos seus adversários você perdeu enquanto estava respondendo uma mensagem no WhatsApp ou dando um match no Tinder. Não que isso seja ruim, claro que não. Mas atrapalha, concorda? Por motivos óbvios, a WSOP não permitia o uso de celulares e dispositivos do tipo, mas acho que deu para perceber o quanto os jogadores conseguiam ficar focados com essa regra.

  2. Use um fone.

    Se você não curte usar fone durante o jogo, passe adiante na leitura :-). Agora, se você se distrai fácil com as conversas na mesa, que às vezes são usadas com esse objetivo mesmo, procure usar um fone e escute uma playlist boa para se manter totalmente concentrado e focado nas suas jogadas. Pode ser uma boa

Se você se encaixa nesse perfil, comece por essas pequenas mudanças. Ou, coloque em prática outras que acha que farão com que você esteja 100% no jogo. Com certeza te ajudará muito quando for tomar decisões importantes.

Quer começar com um mega bônus para jogar torneio de Poker online?
Registre-se no Betmotion e ganhe até R$ 700!

#2 Gerenciamento de stack e posição.

Joe McKeehen, entrou na mesa final liderando. E assim ele foi até ser campeão. Jogou o feijão com arroz, simples, mas muito bem jogado. Em minha humilde opinião, claro. Mostrou como é importante jogar bem uma mão em posição e também como gerenciar seu stack diante de tantas situações e adversários diferentes.

Ao terminar o primeiro dia da mesa final da WSOP, McKeehen tinha aproximadamente 152 big blinds. Ele se aproveitou disso muito bem e, sem fazer nenhuma loucura e jogando bons spots, eliminou 3 jogadores no primeiro dia. E, mais 1 no segundo dia. Ou seja, gerenciando muito bem o stack que tinha e toda sua vantagem, ele conseguiu ir construindo e aumentando ainda mais a quantidade de fichas apertando o jogo dos outros adversários.

É importante ressaltar que, cada um tem seu estilo e forma de jogar. Mas, vale deixar aqui que, você ter uma maior quantidade de fichas em relação ao adversário não te dá abertura para sair abrindo em qualquer mão. Quando você menos perceber, seu stack está menor que os outros da mesa.

#3 Quando ganhar, comemore.

O último motivo é uma opinião pessoal, na verdade. Quando ganhar um torneio, seja online ou live, $0,10 ou um Super Tuesday, comemore. Faça esse favor para nós.

Após ganhar $7.7 milhões na final da WSOP, Joe Mckeehen sequer esboçou reação. Parecia que ele estava indo para o break de um torneio, pois a primeira coisa que fez foi conversar sobre a última mão do torneio com o segundo colocado. Antes de escrever sobre isso, pesquisei algumas matérias, mas todas apenas se perguntam o motivo da não comemoração, sem uma conclusão aparente.

joe-mckeehen-wsop

De qualquer forma, a comemoração é válida. Sabemos o quanto o esporte é instável e que podemos entrar em uma bad run rapidamente. Então, aproveite o seu bom momento quando conseguir. É válido, saudável e merecido. Comemore :)

Revisando o conteúdo, tenho certeza que essas foram as 3 coisas mais importantes que aprendi durante a final da WSOP. Nada técnico, isso é muito pessoal, uma vez que cada um tem mais ou menos conhecimento que o outro. Mas são boas dicas para quem está começando e não percebe esses pequenos detalhes quando assiste a um torneio tão grande quanto a WSOP.

Se você conseguiu ter outros aprendizados, compartilhe com a gente nos comentários :)

Como já comentei em outros posts, estamos com diversos tipos de bônus no Betmotion, 888Poker e 188Bet. Vale muito para quem ainda está sem conta e quer iniciar seu bankroll de forma saudável.

Vamos em frente! Poker é bom demais!