O novo portal Cavalada mania foi lançado e uma dúvida que todos tem é : Cavalada é realmente um bom investimento ?

Você descobrir isso no artigo a seguir:

Cavaladas como Investimento

Antes de tudo, vamos entender o que é, como funciona e porque é interessante, tanto para jogadores, quanto para investidores, abrir uma cavalada (staking).

Em poucas palavras, cavalada é uma forma dos jogadores venderem percentual dos seus torneios (action) para investidores. Pense nos jogadores como uma empresa precisando de capital para novos projetos e nos compradores de cotas como investidores querendo remunerar seu capital.

Para o jogador, abrir uma cavalada significa conseguir sócios para seu negócio. Assim, ele diminui a variância, os custos e pode jogar em limites maiores sem afetar seu bankroll (BR), que é seu capital de giro. Em troca, cede um percentual do possível lucro futuro para os investidores.
Os compradores de cotas, por sua vez, vêem as cavaladas como uma forma de investimento de alto risco. Eles aplicam um valor x e esperam obter um retorno, na média, equivalente ao ROI (Return on Investment) do jogador.

Seria como investir em uma empresa e, em troca, receber parte dos lucros futuros. Devido à alta variância que o poker possui, esse retorno pode ser muito alto (caso o cavalo ganhe um grande torneio) ou incorrer na perda total do capital investido (o cavalo não premiou em nenhum torneio).
Existem dois formatos (deals) de cavaladas: Make up e Mark Up. A primeira é utilizada, geralmente, para cavaladas grandes, com muitos torneios e em acordos de longa duração. Nesse formato, primeiro se paga os investidores e, posteriormente, os lucros serão divididos: X% para o jogador e 1-X% para o investidor. O percentual do jogador costuma variar entre 25% e 40%.

Já no sistema Mark Up, cobra-se um ágio sobre o valor do(s) torneio(s) e todos os ganhos são distribuídos de acordo com a participação de cada sócio. Esse formato é mais utilizado para amostragens pequenas, com poucos ou apenas um torneio. O Mark Up depende diretamente da habilidade do jogador (ROI) e do torneio a ser jogado e costuma variar entre 1,00 (sem ágio) e 1,30.

Se o jogador for lucrativo e oferecer um deal justo, as cavaladas são um tipo de investimento com expectativa de retorno alto, comparada com as opções tradicionais, chance baixa de ter um retorno extraordinário e alta de perder boa parte do capital investido.

Vamos para um exemplo prático: Fulano tem um ROI de 50% e quer vender cotas para o Main Event da WSOP com buy in de 10.000 USD. Como a amostra é pequena, um torneio, ele vai utilizar o modelo Mark Up e por ser um jogador vencedor irá aplicar um ágio de 25% (Mark Up de 1,25):

Podemos observar que a vantagem do jogador é jogar por 20% sem custos. Esse é o preço do trabalho do jogador, afinal, ninguém trabalha de graça. Os investidores esperam, na média, um retorno de 50% do buy in, isto é, $ 5.000, mas, como pagam um ágio, sua expectativa de retorno real fica em $ 2.500, em torno de 20% do capital investido.

Claro, existe a possibilidade do cavalo ir longe no torneio, ter uma premiação muito alta e dar um retorno astronômico. Essa probabilidade existe e é contrabalanceada pelo grande risco que existe nas cavaladas. Poker é um jogo de habilidade, mas a variância é muito grande e a média de vezes que um jogador premia (fica in the Money, ITM), gira em torno de 15% a 20% dos torneios jogados.

Existem formas de diluir esse risco? Sim. Uma delas é aumentando a amostra, quanto maior o número de torneios, menor tende a ser o efeito da variância. Outra é diminuindo o percentual do jogador no Make Up ou o ágio cobrado no Mark Up, pois melhoram a relação risco/retorno dos investidores.

Para ser bem sucedido ao investir em cavaladas, alguns pontos são importantes:
· O retorno esperado é alto, mas, não podemos esquecer que risco e retorno são proporcionais, logo, quanto maior o retorno esperado, maior o risco do investimento;
· Estudar as possibilidades e escolher bem os cavalos (lucrativos, com controle emocional e que ofereçam bons deals);
· Como a variância é grande é aconselhável investir pouco muitas vezes, do que muito uma vez.

Tiago Guedes é Mestre em Economia pelo IBMEC e atuou no mercado financeiro por mais de três anos. É dono do site http://InvestimentosNaPratica.com e ministra cursos sobre investimentos e finanças pessoais, além de prestar consultoria financeira e escrever uma coluna sobre investimentos para a Revista Flop.


E-mail: tguedes84@gmail.com


Twitter: @TGuedes84


Fonte: www.baralhao.com