Este artigo de poker é uma adaptação do texto do Rafael Caiffa para a Cardplayer Brasil nº18.
Para muitos, a idéia de anotar os resultados obtidos no poker chega a ser desanimadora, além de parecer bobagem – principalmente para aqueles que jogam apenas por diversão e que custam a arrumar um horário para jogar.
Mas saiba que não importa se você é profissional, semi-profissional ou amador. Ter uma planilha de resultados será um atributo extra para ajudar a melhorar seus resultados. Assim que o fizer, vai notar a importância e entender o que estou falando.
Para construir uma planilha, sugiro que use um programa como excel, que lhe permite ter um controle mais simples ou bem complexo. Lá, você começará a anotar onde joga, seu tempo de jogo, lucros, perdas, valor de buy-in, tipo de jogo, etc. Em pouco tempo, você vai notar quais são suas especialidades e onde estão os seus déficits.
Com a planilha você pode claramente ver em qual jogo é vencedor, e em qual jogo é perdedor. Essa visão te ajuda a focar nas mesas em que você sempre vence e, te mostrando aonde você perde, te ajuda a ajustar seu jogo para conseguir a vitória.
Eu ainda não variei muito os jogos que pratico regularmente, de modo que estou no azul em todos. Mas eu já havia percebido que os sits online de 10 pessoas não são meu forte e que me dou melhor em 6-max.
80% do meu lucro vem de HU e o resto de 6-max. Minha amostra de torneios é pequena, então apesar de não ter forrado nenhuma vez no Shootout e no 128HU eu não me considero perdedor, mas sei que preciso de ajustar algo pra chegar em ambos.
Minha planilha mostra também a porcentagem de vezes que você premia, o quanto você ganha/perde por jogo, quantas vezes ficou em 1º, 2º, 3º ou foi desclassificado.
Ainda não ajustei nada nela de cash games pois estou no começo, mas em breve vou dar uns tirinhos e vou precisar saber o quanto eu levo em cada sessão.
Enfim, não há nenhuma desvantagem em ter uma planilha e, por mais que seja sofrido, anotar as derrotas também traz frutos.
Quem quiser o arquivo com as minhas planilhas é só entrar em contato.
As fórmulas já estão prontas, logo basta adaptar para o tipo de jogo que você jogar.
Abraços.

Thiago Pessoa