É muito fácil pra quem está começando a jogar poker e ainda não tem experiência nem base teórica, jogar “no automático”, sem realmente pensar sobre o que está fazendo. O problema é ainda maior com quem decide jogar várias mesas ao mesmo tempo, pois tem-se muito pouco tempo para agir, o que significa muito menos tempo para pensar.Obviamente isso não ajuda em nada no aumento dos seus lucros. Poker é um jogo complexo, você precisa realmente usar o seu cérebro para ser um ganhador. Se você dá um raise no button só porque todo mundo dá, você não está pensando. Se você não sabe exatamente porque está dando continuation bets na maioria dos pots, você não está pensando. E se você não pensa, você está deixando a sorte controlar seus ganhos.

Uma boa maneira de saber se está fazendo a coisa certa é explicar para si mesmo os motivos que o levam a tomar uma determinada decisão. Sempre que for a sua vez de jogar, tente responder mentalmente (ou em voz alta se não se importa em ser considerado louco) a duas perguntas:

1) O que eu vou fazer?
2) Por que eu vou fazer isso?

Talvez você não saiba a resposta para nenhuma das duas perguntas, ou sabe o que deve fazer, mas não sabe muito bem porque. Nesses casos, obviamente, deve-se procurar informações em livros, artigos ou perguntar outros jogadores (os fóruns de poker estão aí pra isso).

No caso em que você consegue responder bem as duas perguntas, pense em como você chegou até as respostas. Foi por intuição? Leu em algum lugar? Um amigo lhe ensinou? Será que a resposta ainda faz sentido? Em um jogo com tantas variáveis como o poker, é importante sempre reavaliar as decisões. Pode ser que o que todo mundo achava certo há um ano atrás passou a ser considerado um erro. Talvez o nível dos jogadores tenha mudado, ou alguém tenha criado uma solução melhor para determinada situação. Enfim, não se pode simplesmente considerar que uma decisão é a melhor sempre, pois no poker isso não existe.

Alguns fundamentos do poker não são muito intuitivos, levando jogadores iniciantes a cometerem erros achando que estão fazendo a coisa certa. Além disso, algumas decisões exigem que o jogador considere muitas informações ao mesmo tempo: posição, adversário, tamanho das apostas, stakes, etc. Nem sempre é fácil aplicar os conhecimentos durante o jogo. A técnica de explicar pra si mesmo o porquê das decisões tomadas pode ajudar bastante a evoluir o seu jogo.