O CEO da PokerStrategy.com, Dominik ‘Korn’ Kofert, compartilha sua visão sobre como as salas de poker podem atrair novos jogadores recreativos para as mesas, caso queiram se sustentar daqui para frente.

Hoje está bem claro que atrair e reter jogadores amadores é a chave para o sucesso de uma sala de poker na indústria do poker. Nas minhas duas colunas anteriores eu apontei como algumas salas de poker compreendem mal esse princípio e se voltam contra os jogadores profissionais. A conclusão foi que a estratégia correta para uma sala de poker é atrair jogadores recreativos, e não se voltar contra aqueles que alcançaram o sucesso.

Na minha coluna de hoje, quero me focar na parte anterior: como atrair jogadores recreativos.

Um ecossistema baseado em gamblers

As salas de poker são dependentes de atrair novos jogadores

Voltando ao passado, por volta de 2004, operar uma sala de poker parecia ser fácil se tivesse um software estável (o que a maioria das empresas não tinha). Aparentemente o custo para adquirir novos jogadores de dinheiro real era menos de $10, enquanto o valor médio do cliente vitalício estava na casa dos milhares.

Naqueles tempos, a formação típica das mesas era normalmente uma mistura de vários gamblers sem habilidade e de um sólido grupo de jogadores fortes, que obtinham grandes lucros devido ao baixo nível geral de habilidade.

Desde então, a taxa de perda dos jogadores recreativos é altíssima. No entanto, visto que o mercado ainda estava amadurecendo e o poker estava estourando, sempre havia jogadores suficientes para ocupar os lugares.

Nos dias de hoje, isso é diferente. O principal mercado – os EUA – está fechado para o poker online. Outros países são regulamentados ou estão prestes a fazer a regulamentação. O boom do poker, de modo geral, é coisa do passado, e os lucros em geral estão caindo. Está muito mais difícil encontrar os típicos jogadores ‘gamblers’ do que antes.

Então, qual é o cenário em larga escala? De um lado da equação temos rake races globais todos os meses com cerca de $300M em prêmios. A taxa típica de saque/rake na indústria do poker é estimada em dois para um, então podemos assumir cerca de $600M em saques mensais. Então, para manter o ecossistema do poker no nível atual, são necessários depósitos mensais de $900M para a indústria do poker.

De onde vem o dinheiro? 

Em primeiro lugar, parte dos depósitos gerados são ‘pseudo-depósitos’ feitos por jogadores vencedores, ou seja, eles não estarão disponíveis para o ecossistema do poker, pois esses jogadores voltarão a fazer o saque desse mesmo dinheiro após algum tempo. Vamos assumir que isso ocorra para 1/3 de todos os depósitos feitos, deixando $600M por mês que deve vir de jogadores perdedores.

Vamos assumir – sendo otimistas – que a média de depósitos dos jogadores recreativos seja $600 em toda sua vida no poker antes de quebrar. Baseado nisso, mensalmente, 1 milhão de novos jogadores devem aparecer na indústria do poker para que ela mantenha seu estado atual.

Manter o nível de como o poker é comercializado atualmente – dirigido a jogadores gamblers – é, francamente, impossível. Para ilustrar isso, vamos olhar para a Alemanha, que é – agora que os EUA está fechado – o maior mercado para o poker online, com uma quota de 10% do mercado global. No principal grupo para o poker, homens entre 18 e 40 anos de idade, há cerca de 13 milhões de pessoas.

Mas sabemos que o poker online não é para todos. Da forma atual que ele é comercializado, vamos assumir que não mais de 10% do grupo alvo possa realmente se tornar jogadores de poker online – e eu devo dizer, essa é uma suposição otimista. Sendo assim, na Alemanha há 2,3 milhões de possíveis jogadores online, contrastando com uma estimativa de 300k de jogadores ativos neste momento.

A Alemanha, que tem cerca de 10% do mercado mundial de poker, na melhor das hipóteses consegue manter o atual nível de liquidez por um ou dois meses. Mesmo se assumirmos que o resto do mundo são ‘bons depositantes’ como o mercado alemão (apesar de PIBs menores), ficamos 10 meses recebendo jogadores recreativos, no máximo.

Mas claro, não veremos 20 meses do mercado ficando no mesmo nível para então cair subitamente à zero. Pelo contrário, veremos uma diminuição contínua dos níveis de rake e liquidez, o que irá fazer com que o atual ecossistema do poker não consiga se manter.

Ironicamente, algumas salas de poker, que acham que vão resolver isso focando mais ainda em atrair gamblers, podem, de fato, acelerar esse desenvolvimento. Em suma, se nada for feito, não ficaria surpreso em ver a liquidez reduzida pela metade em 18 meses.

Soluções

Baseado no modelo acima, há diferentes formas que podem ser usadas para resolver o problema:

1) Aumentar a taxa de conversão dos depósitos para o rake, conseguindo, dessa forma, mais liquidez do mesmo montante de depósitos.
2) Aumentar os depósitos gerais dos jogadores recreativos.
3) Tornar o poker mais acessível para um público mais amplo: construindo a necessidade de jogadores recreativos.

Muita coisa pode ser escrita sobre o ponto #1, pois é um assunto muito interessante e pouco conhecido. De fato, algumas salas de poker atualmente podem estar acelerando seu colapso final ao procurar uma maneira mais rápida de adquirir mais gamblers enquanto, ao mesmo tempo, perdem na conversão de depósito para rake devido à discriminação contra os jogadores grinders.

O ponto #2, na verdade, não vai acontecer. A média atual de depósitos por jogadores recreativos é extremamente elevada, razão pela qual os produtos e estratégias de marketing são frequentemente focadas nos jogadores gamblers – um publico alvo muito limitado.

No restante dessa coluna quero falar sobre o ponto #3, que trás consigo um grande potencial.

Um novo tipo de jogador recreativo

Podemos aprender muito da indústria dos jogos de computador

Como é possível que a indústria dos jogos de computador se mantenha sempre crescendo? No fim das contas, jogar jogos de computador fica um pouco caro ao levar em conta hardware, software, assinaturas e outros acessórios. Além disso, requer bastante tempo e você pode ficar viciado – não é uma realidade diferente do poker.

A resposta para isso é dupla:

A primeira razão é que os jogadores de jogos de computador simplesmente tem uma baixíssima taxa de rotatividade. Os clientes vão, é claro, mudar de jogos, mas raramente param de gastar com seu hobby. Faça uma pergunta a si mesmo sobre as pessoas mais próximas a você; aqueles que costumavam gastar dinheiro em jogos de computador há cinco anos, eles ainda gastam? Na maioria dos casos, a resposta é sim.

Compare isso com os jogadores que sustentam o ecossistema do poker, os gamblers recreativos que falamos acima, eles vão gastar muito em um curto espaço de tempo e depois quebrar, sendo que, na maioria das vezes, nunca mais voltarão.

A segunda razão é ainda mais relevante; a indústria de jogos de computador expande seu público alvo de forma constante. Há 20 anos, jogar jogos de computador era para apenas uma pequena parte da população. O equipamento era difícil de encontrar e caro, os jogos não eram muito acessíveis. O sentimento de jogar jogos em computador era extremamente negativo.

Se você comparar isso com a realidade de hoje, especialmente com os ‘jogos sociais’ que você encontra aos montes, há jogos para praticamente todos. Na média, os jogos estão muito mais acessíveis (qualquer um pode jogar Farmville), muito mais recreativos (jogar 10 minutos por dia é suficiente) e, em geral, mais barato (não é necessário comprar equipamentos caros, você pode jogar no seu celular quase de graça).

Como resultado, a indústria dos jogos de computador ganha, por jogador, bem menos do que antes; entretanto, o público alvo é expressivamente maior. Esse desenvolvimento só foi possível porque muitas empresas da indústria procuraram efetivamente expandir seu público alvo. A maioria das empresas que não fizerem isso já não existem mais.

Uma dependência por gamblers


Agora, no poker, um passo adequado seria tentar se afastar da dependência da indústria por jogadores gamblers, pois eles vão embora.

Se você checar os sites das maiores salas de poker no mercado, você realmente verá que seus sites e produtos são otimizados para estes jogadores. Você normalmente vê feltros verdes, símbolos de sorte, altos bônus de depósito e a chance de se tornar um campeão mundial na próxima WSOP. Além disso, você é encorajado a pegar seu cartão de crédito e fazer um grande depósito. Dificilmente uma sala de poker faz um bom trabalho para atrair e educar seus clientes primeiro.

A Zynga está fazendo lucro, apesar de não oferecer poker a dinheiro real

Eu estou convencido de que, para se sustentar, a indústria do poker precisa se afastar da dependência de atrair jogadores gamblers.

O objetivo deve ser tornar o poker muito mais acessível, aceitável e divertido para uma parte muito maior do que a população atual. O objetivo precisa ser estabilizar o poker como um hobby divertido a longo prazo, onde seja, totalmente certo gastar, digamos, $20 por mês de forma contínua.

Se você acha que isso não pode ser feito, pense novamente. Olhe para a Zynga: eles estão fazendo dinheiro com um jogo de poker onde os jogadores gastam dinheiro real, mas em contrapartida eles não podem ganhar nada!

Como isso deveria ser feito? Eu consigo pensar nos seguintes passos:

1) Modificar os sites de poker para focarem mais em possíveis jogadores por hobby em vez de gamblers. Usar meios de convencimento mais suaves; deixar o ‘fique rico rapidamente’ mais de lado. Aqui, a indústria do poker pode aprender com os jogos de computadores ‘grátis para jogar’.

2) Educar sua base de jogadores – isso irá fazer com que eles aproveitem mais o jogo, sejam mais responsáveis com seus gastos e evitem frustrações. Além disso, alguém que foi educado vai ficar com seu hobby por muito mais tempo do que alguém que não foi.

3) Tornar os lobbies e softwares de poker mais fáceis de entender e usar, ou eliminar de vez os softwares de poker e oferecer boas soluções baseadas em browser/app.

4) Tornar o poker mais divertido para os jogadores – não depender somente do aspecto dinheiro para promover o entretenimento (veja como a Zynga faz isso!).

5) Diminuir drasticamente o rake em micro e small stakes.

6) Se aperfeiçoar para o cliente por toda a vida em vez de apenas em um curto período de tempo.

7) Tenha em mente que fazer tudo o que está acima não implica na discriminação contra jogadores profissionais. Eles são uma parte necessária do ecossistema do poker para assegurar que a liquidez gerada por dólar depositado permaneça alta.

Levando em consideração as estimativas no começo dessa coluna, as transições referidas acima tendem a acontecer rapidamente. Atualmente a indústria do poker está bem atrás das outras formas de entretenimento online, como jogos de computadores, mas deve alcançá-las – caso contrário ela será ultrapassada pela Zynga, que já está muito bem nos pontos mencionados acima.

Fonte: pt.pokerstrategy.com

Mais um excelente artigo desta grande comunidade!

Aproveite para ganhar 50$ grátis com o Poker Strategy!
poker online