Este artigo não é para iniciantes. Se você está aqui é porque já não comete mais os típicos erros de principiante no poker – como jogar muitas mãos, jogar fora de posição ou blefar com uma frequência muito alta. Se você está aqui é porque tem alguma experiência de jogo – com efeito, sabe que pode melhorar através de estudo. Assim, vamos analisar aqui alguns erros que jogadores intermediários geralmente cometem – e que devem evitar caso planejam se tornar profissionais. De toda sorte, um aviso: ao ler este artigo, seja honesto consigo mesmo e responda antes de cada parágrafo: eu já cometi este erro? Caso positivo, reflita e evite-o na próxima mão.

#1 – Defender o blind de modo obsessivo

Muitos jogadores acabam por ser obsessivos quando o assunto é seu blind. Alguns acabam por seguir esta linha de raciocínio: já paguei para entrar, então qualquer fichinha a mais é uma barganha. Ao mesmo tempo, há ainda alguns jogadores que são blind stealers – acabam focando às vezes apenas no blind em vez de atrair os outros jogadores para um pot mais denso. O que deve ser lembrado é o seguinte: se você está pagando o blind agora, todos os outros jogadores terão de pagá-lo em suas respectivas posições. Por conseguinte, é uma mão como qualquer outra – e deve ser jogada de acordo com a probabilidade de vencer como qualquer outra; esqueça a carga “financeira” do blind – ela virá para todos os demais jogadores da mesa.

#2 – Cold Calling Raises

Cold Calling é o ato de pagar mais de um raise ao mesmo tempo. Deixe-me exemplificar: se um jogador dá raise e outro vem com um re-raise, a última coisa que você deve fazer é simplesmente “pagar” (call) os dois raises. É uma jogada bastante franca que indica ou timidez ou falta de disciplina – que não combinam com o jogo profissional. Geralmente se o que você tem em mão não vale um re-raise, o fold deve ser o melhor caminho. Sua mente deve ser treinada de modo que somente pagar deve ser a última das opções – no caso de um check and raise, por exemplo, ou caso você esteja em modo de slow playing para desenvolver uma armadilha com uma mão monstruosa.  

#3 – Desprezar a matemática e a probabilidade

Se você aspira a jogar poker bem, então deve saber que o conhecimento da matemática e da probabilidade é uma necessidade para o bom jogador. A enorme maioria dos jogadores intermediários tem pelo menos o conhecimento da probabilidade quando o assunto é straight e flush, por exemplo – se você não o sabe, então é hora de correr atrás disso. Existem diversas lições na nossa seção de iniciantes que podem ilustrar a questão das odds (probabilidades) no jogo.

Estes são apenas três dos muitos exemplos de erros que jogadores intermediários podem cometer. Existem outros que poderíamos tratar, como por exemplo o over calling (que está no gênero do cold calling) ou, em outro exemplo, jogarcom pares baixos em posições ruins na mesa. De toda forma, a lição que fica é justamente a própria lição: o poker hoje em dia é praticamente uma ciência. Tornar-se um jogador melhor depende apenas e você mesmo através de estudo com afinco, aliado, óbvio, com a prática – jogue poker gratis aqui.