O que é downswing?

Se você jogou poker a sério por um período de tempo, provavelmente se deparou com umdownswing, isto é, uma fase ruim em que seu bankroll vai acumulando perdas e mais perdas.

E o downswing pode acabar com o seu moral. Ao longo do tempo, as fases ruins no seu jogo são inevitáveis. Simplesmente faz parte da carreira de um jogador de poker. E a habilidade de lidar bem com o downswing é uma das marcas do bom jogador.

Como é estar numa fase ruim? Não é que você de repente começou a jogar mal. Você sente que está jogando bem e tomando as decisões certas, mas as cartas não ajudam e parece que as bad beats ficam mais frequentes que o “normal”. E as perdas vão se acumulando.

O poker é um jogo em que a sorte definitivamente exerce uma pressão a curto prazo. Essa é a natureza do jogo e você pode jogar o seu melhor poker e ainda sair perdendo em 10 mil mãos ou 500 torneios. Às vezes até por mais tempo.

Passar por um downswing prolongado vai encher sua cabeça de minhocas, não tenha dúvidas disso. Você vai começar a duvidar de sua capacidade, vai se perguntar se até agora não venceu só pela sorte, vai achar que todos os outros jogadores estão melhorando e que as salas de poker estão contra você.

A verdade é que você está a apenas algumas cartas de virar o jogo. Uma carta diferente e em vez de ser eliminado na bolha, você vira o chip leader e leva o torneio com facilidade. Uma carta diferente e o vilão não vai conseguir o flush que tomou todo seu stack. Assim é o poker.

Aqui vão cinco dicas para você manter a cabeça no lugar e voltar ao caminho vitorioso.

1) Dê um tempo

Quando chegar a um ponto em que você não aguenta mais olhar para a tela do computador, é melhor parar. Pare de jogar por um dia ou dois, relaxe e tente voltar aos poucos.

No meio de um downswing, a frustração pode levar a tilts frequentes. E isso só vai piorar as coisas. Ninguém joga o seu melhor poker estando tiltado.

Um tempo longe de levar na cabeça flushes no river vai ajudar a clarear sua cabeça quando for a hora de voltar.

2) Mantenha as coisas em perspectiva

Você é um jogador vencedor. Seu bankroll cresceu constantemente e você só subiu de limite após ganhar experiência para dominar o nível em que estava. Isso não foi sorte. Pode ter certeza de que estudo e habilidade estavam envolvidos.

Downswings acontecem com todo mundo. Mas, no longo prazo, os bons jogadores sempre vão vencer e os ruins sempre vão perder.

É preciso aceitar as coisas como elas são. Se você quer ter dias em que tudo dá certo e mesmo jogando mal você ganha, é preciso saber encarar o outro lado da moeda: o downswing.

3) Dê um passo para trás

Downswings afetam sua confiança e o fazem duvidar de seu jogo. Mas eles abalam principalmente o bankroll. Um bom jeito de se recuperar é descer de nível. Jogue nos stakes menores enquanto a fase ruim durar.

Jogar nos níveis mais baixos vai ajudar a diminuir o estresse. Com menos dinheiro envolvido, você vai poder se concentrar melhor em derrubar seus adversários e se preocupar menos com a fatiada no bankroll.

E às vezes, tudo o que você precisa é de algumas sessões no lucro para recuperar a confianca. Então você pode voltar ao limite quando sentir que é hora.

4) Analise seu jogo

Embora os downswings sejam comuns, quanto mais eles se prolongam, maior é a necessidade de você analisar seu jogo.

Todo mundo acredita que joga melhor e comete menos erros do que cometemos na realidade. Quando se está em meio a uma má fase é o momento ideal para analisar seu jogo e ver se realmente está jogando bom poker.

Downswings levam a frustração e frustração levam ao tilt. E o tilt o leva a fazer péssimas escolhas no jogo. Veja o seu histórico e analise se as cartas não estão ajudando mesmo ou se é você quem está se colocando em situações ruins. Você pode se surpreender ao descobrir a resposta.

5) Mantenha o foco!

Nada melhor para sair de uma má fase do que fazer as escolhas certas no calor do jogo. Para isso é preciso jogar focado. É o foco quem vai levá-lo em meio à turbulência do downswing.

Foque em tomar as decisões corretas em cada mão que jogar, e você voltará a vencer o quanto antes.