Untitlcolmannanaed-1

Mesmo não jogando poker todos os dias, acompanho sempre os portais do esporte para ficar por dentro das notícias. Hoje, lendo o site do PokerDoc, me deparei com um post bem interessante. Confiram AQUI. Leram tudo? Complicado né?

Bom, aqui vai minha opinião.

Mesmo com 15 milhões de dólares a mais na conta, vou me permitir discordar do Colman.

Afinal de contas, o que não é o Poker senão o reflexo das nossas vidas?

Colman: “Os mercados são baseados em anúncios que tentam mexer com os impulsos das pessoas e que visam suas fraquezas, para que tomem decisões irracionais.”

E o que as propagandas do Ricardo Eletro fazem? E as da Vivara? Prazer Colman, eu sou o mundo capitalista e preciso do seu dinheiro!

Colman diz: No mundo perfeito, os mercados são feitos de consumidores bem informados fazendo transações racionais. 

Gostaria de saber quais mercados são esses? Na bolsa, temos centenas de exemplos de aventureiros que acham que irão ficar ricos do dia pra noite, cometendo erros primários e perdendo todas as suas economias. Nas apostas esportivas, as pessoas investem fortuna num favorito, que por conta de um dia ruim pode perder. Ou mesmo investem num favorito sem saber que uma tenista terminou seu namoro de anos dias antes e provavelmente irá perder a partida (aconteceu isso realmente dias atrás). Não tem nada certo na vida, e esse equilíbrio é dificílimo de encontrar. Talvez, num mundo capitalista isso seja impossível. Trazendo isso pro Poker, a liquidez do sit-and-go praticamente acabou por isso. Todos sabendo jogar, tomando as decisões certas e perdendo pro rake.

Outro ponto que critico é a generalização de um jogo individual. No Poker, você joga com outras pessoas, mas está sempre sozinho. Cada pessoa joga o poker por uma razão. Umas por dinheiro, outras por diversão, outras para socializar. Se tem gente que se estressa fazendo isso como trabalho, ou outro que perde mais do que devia, isso não é problema do jogo, e sim da pessoa. Somos nós que devemos conhecer as regras do jogo e a importância que ele tem em nossa vida, investir um valor que podemos perder, entender que toda aposta tem seu risco, que outras pessoas na mesa querem seu dinheiro a todo custo, mas outras só querem boas risadas.

O grande problema hoje é que o jogo é visto só pelo dinheiro, e não mais pela diversão que pode proporcionar. Nessa ânsia de pregarmos que Poker é esporte, que só quem ganha dinheiro tem destaque, tornamos o nosso parque de diversão numa selva.

Talvez isso que incomode Daniel. Querem sua foto com os milhões como uma propaganda para trazer mais gente para o jogo, mas ao invés de trazerem pessoas para brincar, querem trazer pra comer viva.

E nesse ponto até concordo com ele. É preciso mostrar que o Poker não é um mar de rosas, que você pode perder muito, pode se estressar, que tem sim riscos. Todavia, se eu fosse ele tentaria passar a imagem que eu acho que falta hoje.

Poker é esporte, que pela definição do dicionário é um passatempo, um divertimento. É isso que na minha opinião falta hoje. Divirta-se jogando. O dinheiro, como em quase tudo na vida, será consequência de algo bem feito.