Em sua forma mais simples o Independent Chip Model (ICM) é uma maneira de representar a suaequidade na premiação de um torneio com base no tamanho dos stacks dos jogadores e a estrutura de pagamento. Isso quer dizer que, dado o seu stack e os pagamentos – e então jogarmos torneio 100 vezes (de forma que o fator sorte se anule), quanto você ganha em média?
Uma vez que você sabe o quanto de equidade você tem em uma premiação, você pode comparar a quantidade arriscada em uma jogada com o potencial ganho. Isto dá uma perspectiva completamente nova sobre as suas decisões – e, invariavelmente, as torna mais rentáveis na situação de bolha de um SNG. Mesmo se você escolhe por não utilizar este modelo, é importante que você o entenda, já que você vai saber o que está controlando as decisões de muitos dos seus adversários na bolha.

ICM para SNG Torneios – Um fato sobre a equidade de prize pool
Antes de chegarmos na matemática de como a premiação é calculada, vamos uma visão geral da maior “revelação” que os novos jogadores experimentam quando descobrem o ICM pela primeira vez. Na bolha seu ganho em equidade é geralmente muito menor do a equidade que você arriscaem uma situação de all-in.

Vamos criar uma situação hipotética em que existe um prize pool de $100, 1000 fichas para começar e agora temos quatro jogadores na bolha com 2500 fichas cada um e a estrutura de pagamento padrão de 50% para o 1º, 30% para o 2º e 20% o 3º – vamos ignorar os blinds para manter os números simples.

A equidade da premiação é fácil calcular aqui, pois aqui, cada jogador tem $25 da premiação. Agora vamos ver 2 jogadores all-in e o jogador 1 sendo eliminado. O jogador 2 tem agora 5.000 fichas, e os jogadores 3 e 4 continuam com 2500 fichas.

Nossa questão é: como ficou a equidade de premiação agora?

Afinal de contas – 1 º prémio é de $50, mas com 3 jogadores não é realista supor que o jogador 2 sempre terminará em primeiro aqui! Usando uma calculadora de ICM básica podemos descobrir exatamente qual é a equidade de cada um dos três jogadores.

Jogador 2: 5000 Chips – Equity $ 38.33
Jogador 3: 2500 Chips – Equity $ 30.83
Jogador 4: 2500 Chips – Equity $ 30.83

Note-se que a equidade do jogador 2 aumentou de $ 25 para $38.33 aqui – um aumento de 13,33 dólares. No entanto, a fim de ganhar esta equidade extra este jogador teve que arriscar os $25 que ele já tinha, um risco de $ 25 para ganhar $13,33. Em termos simples, este jogador deu odds de 2-para-1 contra si mesmo na bolha de um torneio SNG. Devemos também observar que os jogadores que não estavam envolvidos na mão ganharam uma equidade significativa de $5.83.

Aqui está a chave para a compreensão e utilização do ICM para melhorar sua estratégia de bolha – uma vez que o risco será sempre maior do que seu ganho é preciso ter uma vantagem enorme contra um adversário que se envolveu “corretamente” em um grande pote. Vamos discutir abaixo como aplicar a lógica de ICM em sua tomada de decisão.

Usando ICM em SNG Para Tomar Decisões Rentáveis na Bolha
Continuando o exemplo acima, vamos observar uma situação em que faz sentido matemático desistir da “melhor mão” na bolha.

Você tem A-T, e com base numa avaliação do range com que seu oponente pode ir all-in você avalia que é em 60% favorito contra aquele range. Com stacks iguais aos indicados acima, você está arriscando $25 para ganhar $13,33 – é suficiente ser 60% favorito aqui?

Novamente podemos calcular a vitória/perda média usando uma calculadora de ICM – recomendamos SNG WIZ para todos esses cálculos.

Então, depois de 100 mãos ….
60 vezes você ganha e tem 36 dólares de equidade. 60 * 36 = $ 2160

40 vezes você perde e tem $ 0 de equidade. 40 * = 0 $ 0

Assim, no final de 100 tentativas você tem $2160/100 ou 21,6 dólares em equidade – a jogada custa $2.40 cada vez que você a faz, comparado ao fold! Deixe-me fazer uma pergunta – seu ROI está acima de 24%?

Isto muda sua estratégia de bolha significativamente, já que será muito pouco provável que um oponente tem uma mão boa o suficiente para arriscar seu stack, você verá muitos all-in com quaisquer duas cartas seguido pelos blinds foldando. Jogadores agressivos estão indo all-in com base no fato de que seus oponentes não podem “matematicamente” pagar. Recomendamos que você se certifique de ser o jogador que está indo all-in na bolha sempre que possível – e não o jogador que está pagando.

Entenda que estamos falando de dinheiro real, não eqüidade Hipotética
Se você entendeu a lógica de usar o Independent Chip Model até agora, então você já está no caminho para aumentar significativamente seus lucros em SNG. No entanto, há um ponto que muitas pessoas não entendem – estamos falando de dinheiro!

Em nosso exemplo de 60% foi calculada uma perda média de $ 2.40 – são $2.40 verdadeiros e um erro real de 24% do buy-in. Claro, os oponentes podem cometer erros piores e você pode encontrar muitas situações de expectativa positiva para equilibrar isso… mas a questão ainda se mantém, se você cometer erros tão grande em torneios SNG , será muito mais difícil obter lucros a longo prazo.

É aqui que entram os softwares de análise do seu jogo, quando você não está nas mesas. Analisar históricos de mãos no SNG Wizard vai destacar toda e qualquer jogada ruim na bolha baseado em dinâmicas por vezes complexas entre as mãos, ranges, blinds e fichas na bolha. Isso inclui até mesmo a possibilidade que você possa ter perdido de ir all-in com uma expectativa positiva.

As decisões podem ser mais complexas, especialmente contra iniciantes
Enquanto contra jogadores que também compreendem ICM o processo de decisão pode ser relativamente simples, se você estiver jogando contra adversários que não conhecemn este modelo, você começará a ver calls horríveis na bolha. Você precisa entender que depende de você se ajustar aos oponentes ruins em situações de bolha, é inútil repreender alguém por um “call matematicamente ruim”, que acaba com suas fichas – você precisa planejar e se ajustar com antecedência.

Você pode fazer isso ao estudar como determinar os ranges de call de vários adversários, bem como avaliar a influência do tamanho dos stacks (por exemplo, um mini-stack na bolha vai diminuir significativamente os ranges da maioria dos adversários com um stack mediano). Se você errar receber um call light então você pode estudar seu histórico de mãos do torneio para ver se há alguma pista do que você perdeu – lembre-se, você só controla suas próprias ações e precisa determinar onde e quando se ajustar.

Que outras informações são necessárias para usar ICM na bolha?
A primeira coisa a mencionar é que alguma informação está faltando aqui – você não pode basear suas decisões em cálculos de equidade em $ sem ter uma compreensão da força relativa das mãos contra os ranges que seus adversários poderiam ir all-in

Por exemplo, você tem um par de 10 e enfrenta um all in do big stack da bolha, baseado na equidade de $ você precisa de 65% contra seu range de mãos e estima esse range como qualquer par, qualquer Ás, K7 suited+ ou quaisquer 2 cartas com 10 ou acima … você precisa saber com antecedência se tem a vantagem necessária. Sugerimos o software PokerStove como um bom ponto de partida.

Em segundo lugar você precisa para estimar o range de mãos com que seus adversários irão empurrar all-in ou ligue para o tudo em apostas. Sem isso o seu conhecimento de equidade $ é inútil. Por exemplo, se o jogador A irá pagar com 65% das mãos, você não pode empurrar lucrativamente para roubar os blinds com um range tão amplo como contra alguém que só paga com 10% das mãos. Estimar com precisão os ranges de call e push na bolha é um componente chave do jogo rentável.

O Que o ICM não pode fazer
O ICM não é nenhuma fórmula mágica, ele ajuda você a tomar boas decisões na bolha com base na equidade de premiação que lhe darão uma vantagem a longo prazo – mas isso é tudo!

ICM não leva em conta os blinds corretamente, se por exemplo, o short stack é o próximo na BB e está all-in, você certamente terá de 20% de equidade se ele cair… ignore o range que o ICM diz para pagar o big stack, fique ainda mais tight!

ICM não considera as diferenças de habilidade entre os jogadores. Se você é ultrapassado em uma mesa, pode ter uma chance melhor de ganhar ao arriscar mais no início, e da mesma forma, se você é melhor que o oponente, pode ser melhor recusar uma jogada com ev $ pequeno no início e esperar por uma situação melhor mais tarde.

Entender ICM não pode salvá-lo de calls horríveis na bolha. Todos nós já vimos isto, alguém arrisca seus 23% de equidade com J6 suited quando a matemática mostra claramente que ele precisava de 70% contra os ranges dos adversários.Depende de você detectar estes jogadores e se adaptar de acordo. É até você para detectar esses jogadores e ajustar em conformidade – nada vai impedir algumas pessoas de jogar fora a equidade deles e a sua para os players que não estão na mão. Esteja particularmente ciente de sua própria imagem na mesa, ir all-in 2 ou 3 vezes seguidas e ganhar os blinds é ótimo – esteja ciente de que o terceiro ou quarto push pode muito bem ser pago por uma equidade fraca e certifique-se que o sua vantagem em equidade $ justifica o risco contra um range de call muito mais solto.

Fonte: eclipsepoker